Início » Dicas, Truques e Macetes » Crie um pendrive de recuperação do Windows 10

Crie um pendrive de recuperação do Windows 10

Compartilhe

E, do nada, o seu computador com Windows 10 parou de funcionar por completo.

Você não sabe o que aconteceu, e muito menos o que fazer para recuperar o sistema operacional. Voltar ao ponto anterior do Windows não é possível porque nada funciona, e você não tem acesso aos recursos do sistema para realizar a recuperação de software.

O que fazer?

Nessas horas, o pendrive de recuperação do Windows 10 pode salvar a sua vida… desde que você tenha criado esse pendrive antes do problema aparecer, obviamente.

Neste post, vamos mostrar como você pode criar esse pendrive, e o que ele pode fazer para salvar a sua vida na hora de resolver problemas com o Windows 10.

 

 

 

Como criar um pendrive de recuperação para o Windows 10

A Microsoft apresenta o pendrive de recuperação como uma das opções para resolver os problemas que podem aparecer no Windows 10, tanto para remover uma atualização instalada como para voltar para uma versão anterior ou para uma instalação completa do sistema operacional.

O Windows File Recovery é o que permite criar um pendrive de recuperação, com a ajuda do Recovery Media Creator. Basta você ter um pendrive ou disco externo USB com pelo menos 16 GB de capacidade de armazenamento.

Vamos ao passo a passo para configurar esse pendrive:

 

  1. Vá para o menu Iniciar > Ferramentas de administrativas do Windows > Unidade de recuperação.
  2. Aqui, você pode criar um pendrive para restaurar e solucionar problemas, ou realizar uma cópia de segurança dos arquivos de sistema para reinstalar todo o Windows.
  3. Selecione a unidade USB para gravar os dados.
  4. O aplicativo vai avisar que todos os dados previamente armazenados no pendrive serão removidos. Confirme essa opção se você tem certeza que quer prosseguir com o procedimento.
  5. A ferramenta vai formatar e copiar os arquivos necessários para realizar a restauração do sistema ou a formatação e instalação completa do Windows 10. O processo vai levar algum tempo para ser concluído, especialmente se você usa uma porta USB inferior à 3.0.

 

 

 

Por que você precisa de um pendrive como esse?

Porque esse pendrive pode salvar você de muitos apuros no seu dia a dia com o Windows 10, principalmente na hora de resolver problemas críticos em momentos onde você precisa que o computador volte a funcionar rapidamente.

Por exemplo, você pode reinstalar o Windows por completo, restaurar o sistema operacional para um ponto anterior onde o computador estava funcionando perfeitamente, voltar para uma versão anterior do Windows, substituir os dados e a instalação do sistema operacional através de uma imagem previamente montada e funcional, reparar apenas a área de inicialização, reparar o console do Windows, responsável pelo menu Iniciar e até acessar a UEFI, quando precisamos realizar reparações na firmware do computador.

 

 

Via Microsoft


Compartilhe