Compartilhe

A Google tem um pacote de escritório muito competente, principalmente para o público jovem, que gosta de gerenciar os seus documentos de graça em tablets, comptuadores e smartphones. Porém, é mais complicado criar um documento no Google Docs do que no Word.

Normalmente, é preciso ir na página do Google Docs para isso, e muitos usuários buscam essa página no Google. Porém, o primeiro resultado leva para o site que oferece todos os serviços office da Google. Para ir de forma direta ao Documentos (por exemplo), é preciso escrever docs.google.com, mas isso também não gera uma folha em branco, mas apenas a opção que nos mostra os demais arquivos.

Sabendo disso, a Google lançou sites específicos para quem quer criar um novo documento sem passos adicionais, em todos os tipos de arquivos que o pacote de escritório online oferece: texto, planilhas de cálculo, apresentações, sites web e formulários.

 

 

Como criar os novos documentos do Google Docs de forma direta via navegador

Cada serviço tem uma série de endereços web, que são os seguintes:

Documentos: doc.new, docs.new, documents.new
Folhas de cálculo: sheet.new, sheets.new, spreadsheet.new
Apresentações: slide.new, slides.new, deck.net, presentation.new
Sites web: site.new, sites.new, website.new
Formulários: form.new, forms.new

Memorizando pelo menos um dos dois, três ou quatro links já é mais do que suficiente para que, ao criar um novo documento, não será mais necessário voltar a passar pelas telas tediosas e, em muitos casos, lentas (pelo quão carregadas elas podem ser).

Para muita gente, o Google Docs não substitui o Microsoft Office, e eu mesmo reconheço que os profissionais mais avançados e exigentes vão preferir utilizar os serviços do pacote de escritório da gigante de Redmond.

Por outro lado, o Google Docs é mais do que suficiente para a maioria dos usuários, especialmente para aqueles que dependem de estar conectados na maior parte do tempo, e que precisam acessar os seus documentos em qualquer lugar, e em qualquer dispositivo.

E esse truque será uma mão na roda enorme para os adeptos do Google Docs.


Compartilhe