Compartilhe


O Instagram (assim como todas as plataformas que estão nas mãos de Mark Zuckerberg) segue agregando novos recursos e funcionalidades, com o único objetivo de manter os usuários na plataforma pelo maior tempo possível. Nesse sentido, as Guias são uma dessas novas ferramentas, e vamos falar um pouco mais sobre ela, explicando para quê serve e como você pode utilizá-la em sua conta na rede social de fotos.

O Guias no Instagram já tem alguns meses de vida, e é um item que nasceu para criar momentos compilados a partir de assuntos voltados especialmente para a saúde e o bem estar. A funcionalidade era restrita a alguns perfis selecionados pela plataforma, mas como foi muito bem recebida, passou a ficar disponível para todas as contas ao redor do mundo.

Por conta disso, agora qualquer pessoa pode criar as próprias Guias no Instagram, como o tema livre para essa compilação de fotos. Nesse post, vamos explicar como você pode criar essa sequência de fotos, que está disponível tanto no iOS como no Android.

Para que o recurso Guias funcione, temos que partir do princípio que você possui o aplicativo do Instagram devidamente atualizado com a última versão disponível. Dito isso, vamos para o passo a passo.

 

 

 

Como criar Guias no Instagram

 

 

O Instagram fez algumas mudanças no seu design para, inclusive, inserir o Guias nos perfis de todos os usuários. Não está tão difícil encontrar o novo recurso, mas é preciso ter um pouco de atenção para as mudanças promovidas na interface da plataforma.

Vamos aos passos:

1) Para acessar o Guias, entre na sua página de perfil e toque no item ‘+’.
2) Você verá logo de cara a opção Guia. Então, basta tocar nesse iten, e vai abrir um menu para escolher o tipo de guia disponível para publicação.

 

Lugares: recomende lugares em sua cidade e muito mais
Produtos: Recomende seus produtos favoritos
Postagens: recomende postagens que você criou ou salvou

 

As guias não partem do zero ou do nada. Você precisa ter conteúdo criado dentro do Instagram (seja por você, seja por outros usuários) para alimentar a sua guia de fotos. Por exemplo, se você deseja recomendar alguns produtos de tecnologia, vai ter que buscar esses produtos dentro de algum perfil na rede social, ou compilar as fotos de produtos que você registrou ao longo do tempo (ou que vai registrar nesse momento para criar a sua própria guia).

3) Uma vez selecionado o conteúdo da Guia, adicione a descrição e escolha um título (algo que é obrigatório). Os conteúdos selecionados serão inseridos em um novo item de guias dentro do seu perfil, onde as pessoas que vão visitar a sua conta podem ver todas as recomendações feitas.

As guias podem ser compartilhadas a partir de mensagens diretas, sincronizadas com nossos produtos (caso você tenha uma loja dentro do Instagram), assim como compartilhadas através dos Stories. Ao abrir a ferramenta para um uso global, o leque de possibilidades ficou muito mais amplo, e não é difícil imaginar que os próprios usuários da rede social de fotos saberão agregar valor ao novo recurso.


Compartilhe