Compartilhe

Os GIFs animados, assim como os emojis, estão na moda. Por isso, é importante encontrar soluções para criá-los sem maiores complicações. Nesse post, indicamos uma das ferramentas mais simples. Tão simples quanto utilizar um fragmento de um vídeo no YouTube para criar o GIF animado.

 

 

Como criar um GIF animado a partir de um vídeo do YouTube

Para o nosso exemplo, vamos usar um vídeo de gatinhos (é claro). Use a URL do vídeo no YouTube, tal e como aparece na barra de endereços:

 

https://www.youtube.com/watch?v=SB-qEYVdvXA 

 

Agora, use o fragmento que interessa para você (minuto e segundo inicial e final) para economizar o seu tempo, e edite a URL, adicionando a palavra ‘gif’ dentro da URL, tal e como aparece no exemplo abaixo:

 

https://www.gifyoutube.com/watch?v=SB-qEYVdvXA

 

O novo link vai levar automaticamente para a página do site que vai criar o GIF. Esse é o modo mais rápido, mas você pode entrar direto no site e colar o link do vídeo do YouTube que você quer cortar. Em poucos segundos, o vídeo será carregado para a edição.

Selecione o intervalo de tempo, a partir de uma franja azul deslizável, com os extremos que podem ser arrastados para ampliar ou reduzir a duração. E pronto: clique em Create GIF e o processo será concluído.

Na barra esquerda, há várias opções disponíveis, mas que são dispensáveis para criar um GIF animado simples. O site está em inglês, mas os recursos são facilmente identificáveis, como Captions (legendas), Sticker (imagens ou outros GIFs), Crop (recortar a imagem final), Padding (fixar as bordas) e Blur (efeito borroso), entre outros.

A vantagem desse site é a sua simplicidade de uso. Poucos minutos dedicados a conhecer os seus recursos se convertem em um controle sem problemas, onde as mudanças são reversíveis.

O processo de conversão do vídeo em GIF animado dura alguns segundos, e depois disso você pode dar um nome ao arquivo, indicar tags, marcar o mesmo como NSFW (no safe for work), ativar som (não faça isso, caso contrário você vai criar um vídeo) e remover a marca d’água do serviço, (recurso pago e desnecessário), ou até mesmo marcar o GIF como privado ou público.

 

 

Para fazer o download do GIF animado, clique no campo Direct Link, cole o link na barra de endereços, e pronto. GIF animado no seu dispositivo.

Leve em consideração que os GIFs são bem pesados, logo, cuidado com a duração e o tamanho, assim como a quantidade de itens adicionais que você coloca. A graça em criar um GIF é poder compartilhá-lo com amigos. Ou seja, use tudo com moderação.


Compartilhe