Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como crescer na nova versão do Instagram

Como crescer na nova versão do Instagram

Compartilhe

O Instagram mudou, mesmo com o protesto de alguns usuários. Com o objetivo de competir com o TikTok para alcançar os jovens, a até então plataforma de fotos mais popular da internet deu mais visibilidade aos Reels, reduziu a importância do Feed e deu muito mais atenção para os Stories.

Ou seja, publicar fotos no Instagram não serve para mais nada, e Stories vão desaparecer da sua vida se você não salvar os vídeos antes. Com isso, seus seguidores passam menos tempo em suas publicações, e a competição pela atenção dos usuários é cada vez maior.

É um autêntico inferno na Terra, que conta com novas regras.

Você precisa entender que o que importa agora é a fidelidade dos seus seguidores. E para conseguir isso, é preciso aprender novas regras de interação com o Instagram. E a partir de agora, vamos compartilhar algumas dicas que podem ajudar a sobreviver nessa nova rede social que copiou o TikTok na cara dura.

 

Os 10 mandamentos do novo Instagram

  1. Use emojis para chamar atenção dos seus seguidores, pois essa é uma forma divertida para se destacar no feed, Stories ou Reels.
  2. Use hashtags criativas e relevantes, para que a sua publicação seja descoberta pelos demais usuários.
  3. Crie conteúdos em formato de carrossel, por ser uma forma divertida para compartilhar múltiplas imagens e vídeos em uma única publicação, além de reter o usuário interagindo com a sua postagem por mais tempo.
  4. Use o Instagram Live, pois dessa forma você se conecta em tempo real com os seus seguidores para criar uma experiência mais pessoal e autêntica.
  5. Colabore com outros criadores de conteúdo, pois isso ajuda (e muito) a expandir o alcance do seu conteúdo, que é oferecido para um novo público.
  6. Publique conteúdos de bastidores, pois essa é uma forma divertida de humanizar a sua marca.
  7. Crie conteúdo interativo, como enquetes, perguntas ou jogos para incentivar os seus seguidores a interagir com o seu conteúdo e aumentar o seu engajamento.
  8. Use o Instagram Reels, recurso que permite criar vídeos curtos divertidos com música e efeitos. É o meio mais eficiente para crescer no Instagram nesse momento.
  9. Crie uma identidade visual coerente e atraente, utilizando cores, fontes e elementos visuais que se ajustam à sua marca, com consistência em todas as publicações.
  10. Seja autêntico e honesto com o seu conteúdo, já que os usuários valorizam a autenticidade e transparência. Seja você mesmo e compartilhe conteúdos que refletem sua personalidade e ideias.

 

Reels ou Stories? Qual eu devo utilizar?

As duas ferramentas são excelentes, mas dependendo do seu objetivo no Instagram, uma é mais adequada que a outra:

  • Alcance: os Reels são mais eficientes, pois podem aparecer na aba Explorar para outros usuários. Já os Stories ficam restritos aos seus seguidores.
  • Duração: Stories podem ser mais eficientes para vídeos curtos, com aproximadamente 15 segundos de duração. Se o seu vídeo vai durar mais do que isso (entre 60 e 90 segundos), os Reels são mais adequados. E nada impede que você crie um Reels e compartilhe esse vídeo como Stories em um momento posterior.
  • Frequência: Stories são mais adequados para conteúdos com maior frequência, com várias postagens por dia sem incomodar os demais usuários. Publicar muitos Reels em pouco tempo é algo contraproducente, e pode ser interpretado como SPAM pelos usuários e até pelo próprio Instagram.
  • Objetivo: se você procura uma conexão mais pessoal com os seus seguidores, os Stories são a melhor opção, explorando bastidores e momentos cotidianos. Por outro lado, se você quer criar conteúdo mais elaborado e obter um alcance maior de usuários, os Reels são mais adequados.

Compartilhe