TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como corrigir a mensagem de erro ‘android.process.media’ no smartphone Android | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como corrigir a mensagem de erro ‘android.process.media’ no smartphone Android

Como corrigir a mensagem de erro ‘android.process.media’ no smartphone Android

Compartilhe

O Android não está isento de problemas (muito pelo contrário), e um dos problemas mais recorrentes para os seus usuários é o ‘android.process.media‘. Essa falha não é grave, mas também não é inofensiva. E tem solução.

Antes de tentar as alternativas disponíveis neste post, certifique-se que o seu smartphone possui a versão mais recente do sistema operacional Android instalada. Caso contrário, faça primeiro o download e a instalação deste update.

Se a falha continua a aparecer no seu smartphone, chegou a hora de trabalhar na solução para este problema e (agora sim) começar a tentar uma das soluções disponíveis neste post.

 

 

 

Por que a mensagem aparece?

Vários motivos existem para o erro android.process.media aparecer no seu smartphone. O mais comum é a instalação de uma ROM personalizada ou uma atualização de firmware defeituosa. Também pode aparecer ao restaurar aplicativos a partir de uma cópia de segurança ou por falhas no administrador de downloads ou de armazenamento de mídia.

 

 

 

Alternativas para solucionar o problema

Os dados mais utilizados são armazenados no dispositivo para melhorar o seu desempenho. E esses dados podem se corromper a qualquer momento, e isso pode resultar no erro da mensagem em questão.

A partir de agora, apresentamos uma lista de procedimentos que podem ajudar a resolver o problema.

 

 

Reiniciar o smartphone

Se for uma simples falha de arquivo corrompido que o sistema operacional está tentando ler, simplesmente reinicie o dispositivo para ver se tudo volta ao normal.

 

 

Atualizar o smartphone

Faça uma atualização do smartphone Android e verifique se o problema se resolve. Vá em Ajustes > Sistema > Atualização do sistema (os passos podem variar de acordo com a capa de personalização do dispositivo), e faça o download da nova versão do Android e, na sequência, realize a instalação dessa nova versão.

 

 

Apague os dados da Google Play

Apague o cache e os dados do Google Play e, quem sabe, você consegue resolver o problema. Faça o seguinte:

  1. Vá para Configurações > Aplicativos > todos os aplicativos.
  2. Selecione os serviços do Google e acesse a guia Armazenamento.
  3. Limpe o cache e os dados.
  4. Encontre o Google Play e limpe o cache e os dados.
  5. Por último, reinicie o telefone.
  6. Repita o processo com o Gerenciador de Downloads do smartphone para remover qualquer arquivo salvo recentemente (que pode ter ficado corrompido no dispositivo).

 

 

Redefinir as preferências do aplicativo

Alguns aplicativos podem substituir os recursos de outros aplicativos. Para eliminar essa possibilidade, redefina as preferências deste aplicativo em questão:

  1. Abra o aplicativo Configurações.
  2. Selecione Aplicativos.
  3. Toque no ícone de três pontos no canto superior direito.
  4. Selecione Redefinir preferências do aplicativo.

 

 

Falha nos aplicativos de contatos

Você também pode resolver o problema excluindo alguns dados corrompidos no app Contatos, excluindo o cache e os dados neste aplicativo:

  1. Abra o aplicativo Configurações no telefone novamente.
  2. Selecionar Aplicativos.
  3. Encontre o aplicativo Contatos.
  4. Clique em Armazenamento.
  5. Clique em Limpar dados e Limpar cache.

 

 

Desative a sincronização de sua conta

Desativar a sincronização automática da conta Google, e isso pode resolver o problema, mesmo deixando de fora as informações atualizadas de sua conta.

Vá em Configurações > Contas > E-mail > Sincronização, e desmarque todas as caixas que aparecem neste menu.

 

 

Tente remover o cartão microSD

Outro culpado que pode afetar a vários usuários. Se o dispositivo Android encontrar problemas para ler os dados do cartão de memória, a mensagem de erro pode aparecer. Neste caso, remova o cartão microSD e reinicie o smartphone.

Também vale a pena tentar retirar o cartão e recolocá-lo em um momento posterior. Se o erro persistir, formate o microSD (mas faça um backup antes para não perder conteúdos importantes).

 

 

Entre no modo de segurança

Um aplicativo baixado e instalado via Google Play Store pode ser o culpado pelo problema. Neste caso, reinicie o smartphone no modo de segurança, desligando o dispositivo e ligando novamente mantendo pressionado o botão de liga/desliga até que o logo do fabricante apareça na tela.

Após a reinicialização, o modo de segurança deve aparecer na parte inferior da tela. Se o problema não acontecer neste modo, é porque algum aplicativo recém instalado é o responsável pelo problema.

 

 

Limpe o cache do sistema

Aqui, as coisas começam a ficar sérias. Elimine a possibilidade desligando o telefone e mantendo pressionado o botão liga/desliga e o botão de volume para baixo ao mesmo tempo.

Após entrar no menu secreto, pressione as teclas de volume para mover o cursor até ‘wype cache partition’. Entre nesse item com o botão de liga/desliga e o cache do sistema será limpo.

 

 

Faça um Hard Reset

Se nada do que você fez antes deu certo, essa é a última alternativa para resolver o problema do android.process.media. Dessa modo, o telefone vai ficar do mesmo jeito que saiu da caixa, mas eliminando todos os seus dados pessoais nele armazenados.

Para limpar o telefone por completo, vá em Configurações > Sistema (ou Configurações Adicionais) > Backup e Restauração > Apagar todos os dados.

Quando o smartphone reiniciar, basta configurar o dispositivo do zero e verificar se o erro aparece novamente durante o uso normal do dispositivo.

Se não apareceu… problema resolvido!


Compartilhe