Como converter qualquer site em um app nativo do Android

Compartilhe

No passado, desenvolver um software ou um aplicativo era um verdadeiro desafio. Você precisava ter conhecimentos informáticos bem amplos, além de ferramentas dedicadas para escrever os códigos, realizar a compilação e a execução em modo de testes. Não era para todo mundo: você precisava ser um programador para desenvolver um bom software.

Hoje, tudo é bem diferente. Não que você não precisa ser um profissional um pouco mais avançado para desenvolver um bom software ou um bom aplicativo, mas é fato que algumas coisas ficaram bem mais fáceis. Tão fáceis que, em teoria, qualquer pessoa pode transformar qualquer programa ou site web em aplicativos para Android, iOS e outras plataformas.

Agora, se o seu aplicativo será aprovado nas respectivas lojas de apps dos sistemas operacionais mencionados é uma outra história. E não vamos entrar nessa discussão nesse post, pois não é o propósito principal.

Mas é importante que você saiba que existem alguns apps que funcionam de forma nativa, enquanto que outros funcionam como um app web. Cada uma dessas propostas contam com vantagens e inconvenientes. Mas existe uma solução que conserva o melhor de dois mundos, o que pode ser uma excelente vantagem na hora de oferecer aplicativos para as diferentes plataformas, e é isso o que o Native Alpha quer propor.

 

 

 

O melhor de dois mundos via Native Alpha

 

O software promete converter um site em um app web que pode funcionar em diferentes sistemas operacionais e tipos de dispositivos, dispensando assim a necessidade de realizar o port de uma plataforma para outra, economizando tempo e recursos de desenvolvimento. Por outro lado, um app web exige a execução de um navegador para que o mesmo funcione, e o Native Alpha promete contornar esse inconveniente.

Já um app nativo é mais eficiente e conta com mais possibilidades de acesso a uma grande quantidade de APIs do sistema, mas só funciona com o sistema operacional para o qual ele foi criado. Se você quer que o seu aplicativo funcione em vários sistemas operacionais, é obrigado a adaptar o aplicativo para diferentes plataformas.

Pois bem, o Native Alpha converte um site e um app, aproveitando o melhor de cada uma das propostas.

O Android tem o Progressive Web Apps (PWAs), através do padrão WebAPK. Mas nessa conversão, o usuário não pode realizar personalizações. O Native Alpha faz a mesma coisa, ou seja, converter um site em um app web, mas permite personalizar uma série de parâmetros, como por exemplo se deseja usar cookies, configurações do JavaScript e outros elementos. De quebra, permite exibir o site em tela completa e sem bordas, como se realmente fosse um app nativo do Android.

O Native Alpha inclui outros recursos bem interessantes, como usar gestos multitouch durante a navegação, ou ativar o AdBlock para bloquear a publicidade mais intrusiva. Ele consome menos memória, não exige permissões extras de privacidade e permite o uso do Modo Escuro do Android 10.

Para quem quer testar o Native Alpha ou dar uma olhada no projeto como um todo, saiba que o software é um utilitário desenvolvido em código aberto, cujo download pode ser feito via GitHub.

 

 

 

Via XDA Developers, GitHub


Compartilhe