O uso dos dados móveis em qualquer lugar é algo indispensável para muita gente. Se comunicar com amigos e familiares, receber as últimas notícias, trabalhar e várias outras finalidades. E com certeza você já se deparou com a desagradável surpresa de receber a mensagem informando o fim de sua franquia de dados.

Como padrão, o iPhone permite o uso de dados móveis em todos os seus aplicativos, incluindo atualizações de aplicativos. E isso pode fazer com que o seu pacote de dados simplesmente se evapore rapidamente.

Nesse post, mostramos como você pode ajustar algumas dessas opções no seu iPhone para evitar gastos descomunais.

Para consultar o quanto você já consumiu do seu pacote de dados, vá em Ajustes > Dados Móveis. Aqui, você encontra o consumo atual e o consumo e modo roaming, assim como uma lista dos seus aplicativos e consumos específicos.

Nessa lista, você pode bloquear o uso de dados móveis para aplicativos em específico. Ao fazer isso, tais aplicativos só poderão se conectar à internet via WiFi.

Você também pode alterar os ajustes na iTunes Store da App Store, e desmarcar os dados móveis como opção principal para download e atualizações dos conteúdos na loja, de multimídia a instalação de novos apps.

 

 

Geralmente, WhatsApp e Spotify podem drenar o pacote de dados. Baixar imagens e vídeos dos seus grupos de conversa, mensagens de áudio ou ouvir músicas no streaming por horas podem fazer o seu pacote de dados desaparecer, sem que você se dê conta disso.

Mas os culpados podem mudar de pessoa para pessoa. Para alguns, pode ser o streaming da Netflix o grande vilão.

O fundamental é você identificar logo os aplicativos que mais consomem dados no seu perfil de uso. Alguns deles dentro dos seus ajustes oferecem a possibilidade de uso no modo offline, baixando o conteúdo previamente via WiFi em sua casa. Ou também podem limitar o consumo de dados por aplicativo.

Fato é que não é uma solução para limite de consumo de dados de forma nativa no iPhone. Mas alguns aplicativos podem alertar sobre o consumo, ou até cortar o uso de dados por completo ao alcançar um limite estabelecido (por você, ou poelo seu plano).

Normalmente são apps pagos dentro da App Store. Mas ao menos você tem a segurança que seu consumo de dados não será elevado.