TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como controlar a qualidade das fotos e vídeos no seu smartphone | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como controlar a qualidade das fotos e vídeos no seu smartphone

Como controlar a qualidade das fotos e vídeos no seu smartphone

Compartilhe

Se existe alguma configuração que evoluiu de forma substancial no segmento de smartphones, essa responde pelas câmeras. Novos sensores, novas características e um potencial incrível para registrar fotos e vídeos de alta qualidade são hoje ofertados em vários dispositivos populares no mercado.

Em função disso, as câmeras nos smartphones se tornaram itens prioritários na escolha de muita gente, além de promover a aposentadoria das câmeras fotográficas no estilo ‘point-and-shoot’.

Por isso, obter o controle pleno das imagens capturadas no smartphone pode fazer uma enorme diferença na experiência de uso. E um dos aspectos que você pode controlar de forma relativamente simples é a qualidade das imagens registradas.

Neste post, vamos mostrar como você pode definir o tamanho e a qualidade das fotos que você registra no smartphone, com passos bem simples.

 

 

 

No app GCam

Para mudar de forma profunda os ajustes de resolução do app GCam, você vai precisar do aplicativo GCamator, além da inclusão do arquivo XML mais adequado para o seu telefone.

Faça o seguinte:

  1. Vá para GCam > Configurações.
  2. Role até o fim e toque na opção Configurações.
  3. Selecione Salvar e coloque qualquer nome.
  4. Vá em Downloads e envie o arquivo XML dentro da pasta GCam. É aí que você encontrará outra pasta chamada ‘Configs’ ou ‘Configs7’, dependendo do modelo.
  5. Dentro dele, você poderá encontrar o documento que salvou.
  6. Volte para o aplicativo e toque ao lado do disparador várias vezes.
  7. Após isso, será exibida uma janela onde você poderá escolher a nova configuração fornecida pelo documento XML.

Uma vez que você instalou o arquivo XML no app GCam, faça o seguinte:

  1. Entre nas opções da Gcam.
  2. Em seguida, tocamos na barra suspensa para poder tocar na no ícone de engrenagem para entrar em Configurações.
  3. Uma vez dentro, vamos localizar a opção Resolução da câmera de foto e vídeo.
  4. Escolha entre as diferentes opções de resolução.

 

 

 

Nas diferentes capas de personalização do Android

Primeiro, entre no aplicativo padrão de câmera do seu smartphone, ou vá em Configurações > Câmera (dependendo do modelo que você possui). Então, você vai encontrar as principais opções para as configurações das fotos a serem registradas no dispositivo.

Algumas capas de personalização permitem as alterações de forma direta no aplicativo de câmera. Já outros softwares permitem que os ajustes sejam feitos na hora do registro da foto ou vídeo.

 

 

 

No Android Stock

Se você tem um telefone com Android “puro” ou Stock, basta entrar no aplicativo de câmera, tocar no ícone de engrenagem (Configurações) e entrar em Fotos e Vídeos.

Neste item, escolha qual é a melhor resolução para o registro das fotos e vídeos. Confirme suas escolhas saindo da tela de configuração.

Outra forma de obter essas opções de ajustes é pressionando no botão de disparo do aplicativo de câmera, e vão aparecer as diferentes opções disponíveis para ajustes (no caso de vídeos, FHD, 4K, 8K, etc).

 

 

 

No iPhone

Aqui, as coisas mudam um pouco.

O aplicativo Câmera no iOS oferece poucas alternativas, onde só podemos ajustar a proporção da foto, mas sem modificar a resolução (ou tamanho em megapixels) que queremos usar.

Já no segmento de vídeos é possível variar a qualidade em HD, FHD ou 4K, além de determinar se quer usar 30 ou 60 FPS, quando disponível.

Em Configurações > Câmera, o iOS mostra outros ajustes que não estão disponíveis no app nativo, expandindo as possibilidades de uso. Por exemplo, ajustar a qualidade em câmera lenta e time lapse. Mas as funções estão muito voltadas para a parte de vídeos, e não de fotos.

 

 

 

Qual resolução escolher?

De novo: depende.

Tudo depende das suas necessidades ou prioridades em fotografia no smartphone. A boa notícia é que, independente do sistema operacional que você vai usar, o recurso é de ajuste simples e intuitivo.

Lembre-se que quanto maior for a resolução para o registro de fotos e vídeos, maior será o tamanho do arquivo final que será gerado, ocupando um espaço interno considerável.

O ideal é você balancear esse ajuste, buscando sempre o equilíbrio entre a otimização do espaço de armazenamento e a melhor qualidade possível da imagem.


Compartilhe