O Twitter é uma das redes sociais mais populares do momento, mesmo não contando com o mesmo número de usuários do Facebook (nem de perto). Sua relevância está no acompanhar em tempo real tudo o que acontece no mundo, em um debate direto e orgânico com outros usuários, celebridades e empresas.

Muita gente abre uma conta no Twitter para encontrar ali a popularidade. E é possível ganhar seguidores na plataforma com conselhos simples. Nesse post, deixamos uma série de truques que podem ajudar.

 

 

Um perfil completo

 

 

O perfil no Twitter é a sua carta de apresentação para os demais usuários. Ter um bom perfil, com todas as informações é algo fundamental.

Deixe claro para quem vai ver o seu perfil o que você pode oferecer. Publique uma foto de perfil, o seu nome ou o nome de sua empresa e algumas informações de contato, como site ou e-mail. É uma forma de transmitir uma imagem mais profissional para as pessoas que visitam a sua conta.

Jamais dê a impressão que sua conta é fake ou abandonada por falta de informações.

 

 

Mantenha a sua conta ativa

 

 

Publique novos conteúdos com certa frequência, para que as pessoas continuem a acompanhar você no Twitter. Dessa forma, você e quem já segue a conta podem ajudar a conquistar novos usuários.

Manter o perfil atualizado significa que as pessoas vão ler o que você escreve, especialmente se você publicar algo interessante. Para isso, o conteúdo precisa ser de qualidade e relacionado com a sua atividade. Parece óbvio, mas muitos cometem o erro de não se tocarem que é assim que o Twitter funciona.

Procure publicar conteúdos próprios e originais, e responda aos usuários que escrevem para você em público ou em privado. Procure também interagir com outras contas, especialmente quando elas entram em contato primeiro conosco.

 

 

Hashtags

 

 

Você pode usar hashtags nas mensagens publicadas, para que outras pessoas possam encontrar o seu conteúdo a partir do assunto taggeado. Os usuários buscam por esse assunto, e encontram a sua conta através dos resultados. Assim, você consegue seguidores de forma orgânica.

Selecione direito as hashtags que vai usar. Não use qualquer uma ou aquelas mais populares no momento sempre, pois você pode dar a ideia que você tem uma conta de spam. Selecione bem quais as tags que você vai utilizar em seus tweets.

 

 

O horário para usar o Twitter

 

 

Algumas horas são as mais adequadas para publicar conteúdos no Twitter. A rede social tem picos de atividade ao longo do dia, que variam em função do dia da semana e do país.

Observe quando as pessoas mais utilizam o Twitter, e procure publicar suas mensagens nesse horário. Você vai observar que terá uma maior quantidade de respostas e interações. Você também pode programar os posts que serão enviados ao longo do dia, em função desses picos de atividade.

 

 

Seguir usuários que você quer que siga o seu conteúdo

 

 

Algumas contas no Twitter valem o follow. Se você quer chamar a atenção desses perfis, primeiro siga essas contas para só depois chamar a atenção dessas pessoas ou empresas.

Pode parecer algo sem importância, mas é bem útil para que as pessoas percebam que você existe no Twitter. Provavelmente essas contas vão ver o seu perfil, e se você tiver um conteúdo interessante, podem seguir você de volta e interagir com você.

Ser proativo no Twitter é algo essencial, pois abre portas para ganhar seguidores de forma mais simples e sustentável.

 

 

Comprar seguidores?

 

É uma via rápida para conseguir seguidores, mas tem alguns aspectos negativos que precisam ser reforçados.

Comprar seguidores podem resultar em receber no pacote perfis vazios, sem foto e sem atividade ou interação. Nada de likes nem retweets. O que não é bom, uma vez que um servidor de qualidade tem interação com a sua conta.

Ou seja, ter seguidor que não agrega nada não é interessante. O que nos interessa é ter seguidores ativos, que curtem e compartilham tudo o que fazemos no Twitter, ajudando a gerar atividade na rede social.