Muita gente (mesmo) usa o Spotify, que é considerada a maior plataforma de streaming de música do mundo. Um dos grandes trunfos do serviço é a sua capacidade de compreender o gosto musical dos usuários, com a ajuda dos sempre onipresentes algoritmos.

Normalmente o software acaba acertando, mas em muitos casos, para melhorar esses algoritmos, é preciso dizer para a IA os artistas e canções que você simplesmente detesta (e ainda corre o risco dele não entender que você não gosta de Calypso).

O que você não sabia (e vai ficar sabendo agora com esse post) é que o Spotify monta uma lista secreta de acordo com as músicas do seu gosto e preferências? E eu não estou falando das listas de novidades semanais ou de final de ano, mas sim a playlist You’ve Got Great Taste!, lista secreta que só é gerada depois que você responde algumas perguntas.

Através de uma página especial, o Spotify vai pedir que você responda por 10 músicas que são semelhantes às suas reproduções anteriores. Quando você responde quais são as canções mais parecidas com aquelas que você ouve, você está ajudando (de graça) ao Spotify a melhorar o seu algoritmo.

Obviamente, você pode responder mais de 10 músicas, em uma sequência de 10 em 10. No final, vai aparecer em sua conta do Spotify uma lista com as canções que você gostou ou pode gostar, de acordo com o entendimento do seu algoritmo.

 

 

Como conseguir a lista secreta do Spotify

 

1. Abra o site de perguntas do Spotify.
2. Acesse a sua conta do Spotify e clique em Start.
3. Uma canção será exibida, clique em Preview para que reproduza uma parte da música.
4. Clique em um dos cinco emojis para mostrar a sua afinidade com a canção.
5. Responda a 10 canções que você entende que são similares ao que você gosta.
6. Clique em Finish ou siga respondendo o questionário.
7. Vai abrir uma página com uma nova lista, e basta você clicar em Seguir para acessar as suas músicas.

 

Via SpotifyReddit