Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » Como configurar o smartphone para preencher formulários e senhas automaticamente

Como configurar o smartphone para preencher formulários e senhas automaticamente

Compartilhe

O seu smartphone Android pode preencher automaticamente os seus dados de login e senha, o que pode ser útil para muitos usuários. O sistema operacional usa a sua conta Google para salvar o registro de muitos serviços, atuando como uma espécie de gerenciador de senhas para o usuário.

Tal recurso, que está ativo nos ajustes do sistema, também está presente no Chrome, permitindo que nomes de usuário e senhas sejam inseridos automaticamente quando acessamos a determinados sites ou serviços. E isso funciona em todos os dispositivos sincronizados com essa conta.

Neste post, vamos ver como o recurso funciona na prática.

 

 

 

As vantagens e as desvantagens

 

As vantagens

 

A principal vantagem do recurso de auto completar é que você pode esquecer que senhas existem na sua vida, já que o Android e o Google Chrome vão gerenciar tudo. Ainda mais em tempos onde a recomendação é não repetir as mesmas senhas em diferentes serviços, e lembrar tantas senhas diferentes pode resultar em um grande desafio.

Se você mudar a senha, não tem problema: o próprio Chrome ou Android vai perguntar se você quer mudar a senha que está salva no banco de dados do Google, deixando essa informação atualizada para você.

A mesma coisa vale para textos de dados que se repetem em diferentes formulários, como nome completo e endereço. Você não precisa digitar várias vezes essas informações.

 

 

As desvantagens

 

Usar o auto completar de senhas levanta grandes dúvidas sobre a segurança do sistema, já que ele não conta com um sistema de autenticação de dois passos, presente nas últimas versões do Android.

Em teoria, por conta dessa camada extra de proteção, você não deve ter problemas com isso. Mas é sempre melhor prevenir do que remediar.

 

 

 

Como habilitar a função de auto completar do Google no smartphone

 

  1. Abra o painel de Configurações do seu smartphone.
  2. Entre em Sistema > Idioma e entrada de texto.
  3. Na parte inferior dessa página (ou no segmento de configurações avançadas), procure pela ferramenta de auto completar. O próprio smartphone deve oferecer o modo de auto completar com o Google.

 

 

 

Quais textos podem ser armazenados no smartphone?

 

O Android permite que o usuário guarde até quatro tipos de dados diferentes:

 

  • Informações pessoais: nesta seção, você pode gerenciar seu nome e sobrenome, sexo, data de nascimento, e-mail (o que quiser) e número de telefone.
  • Endereços: com esta ferramenta você pode definir diferentes endereços (casa, trabalho, etc) para que o smartphone complete os campos automaticamente.
  • Formas de pagamento: com a chegada do Google Pay, a possibilidade de salvar seus dados de pagamento, sejam cartões de crédito ou contas PayPal, foi adicionada à sua conta móvel para evitar ter que entrar repetidamente. Provavelmente, esta é uma das opções que não recomendamos usar com a função de preenchimento automático.
  • Senhas: sem dúvida, o item mais utilizado por este recurso. Todas as credenciais e senhas das plataformas nas quais você se conectou são armazenadas aqui, não apenas com seu celular, mas com sua conta do Google. Aqui você também encontrará uma função para revisá-los, além de um reforço para a sua segurança, com um verificador de senhas vazadas.

 

 

 

Como salvar e usar os dados de início de sessão

 

Quando você abre um aplicativo ou serviço pela primeira vez, você pode salvar esses dados de login e senha na conta Google, automatizando esse processo nos demais acessos.

Tudo o que você precisa fazer é garantir que você iniciou sessão na conta Google onde você quer salvar esses dados. Ao abrir esse app ou site, seu endereço de e-mail ou nome de usuário e senha aparecem como uma opção sugerida abaixo do campo correspondente ao dado.

 

 

 

Como ver todas as senhas salvas no smartphone

 

Clique neste link e inicie sessão com a sua conta Google, e você vai poder entrar na tela de administração de senhas. Aqui, você pode alterar, eliminar e adicionar as credenciais que você usa nos diferentes sites e serviços que você acessa todos os dias.


Compartilhe