Compartilhe

Se você tem um smartphone com leitor de digitais, muito provavelmente você já utiliza o seu dedo para desbloquear o dispositivo ou acessar alguns aplicativos. Entre outras coisas, você pode realizar pagamentos de serviços, produtos, apps e jogos com a autenticação biométrica. E sobre esse item que fala esse post.

Tanto a App Store como a Google Play aceitam essa forma de confirmação de compras e downloads de aplicativos. Vamos ver como configurar esse recurso no seu telefone.

 

 

A evolução e utilidade do leitor de digitais

 

 

Hoje, podemos identificar um usuário pela iris dos olhos, a forma do rosto, a voz ou as digitais. Esses são traços físicos únicos e que não podem ser esquecidos pela pessoa. De todos eles, o leitor de digitais se tornou o mais comum, inclusive em dispositivos de entrada, pois apesar de não ser um método 100% seguro, ele é mais cômodo e efetivo.

O Motorola Atrix (2011) foi o primeiro a contar com um leitor de digitais na parte traseira. Na Apple, o primeiro a contar com o recurso foi o iPhone 5s (2013), integrado no botão Home. Desde então, a maioria das marcas apostaram nessa tecnologia, com diferentes propostas de design e posicionamento.

É um método realmente cômodo (sempre que funciona corretamente), e evita o uso de senha ou padrão, que são menos seguros e esquecíveis. E o seu uso nas lojas de aplicativos é apenas mais um exemplo das vantagens que tal solução aporta.

 

 

Como ativar a autenticação pela digital na App Store

 

 

A dica é válida para os modelos entre o iPhone 5s e o iPhone 8/8 Plus (a partir do iPhone X o leitor de digitais no botão Home foi aposentado). Uma vez configurado o Touch ID, você pode escolher como usá-lo. Entre as opções disponíveis, você pode usá-lo para autenticação e download de conteúdos da iTunes e da App Store.

O processo para a ativação é bem simples, e não leva mais do que um minuto. Vá em Ajustes > Touch ID > Código. Para entrar, você precisa digitar o código de primeira inicialização/reinicialização no dispositivo. Depois, dentro do item Usar Touch ID para, vá em iTunes e App Store. Coloque a senha correspondente no seu Apple ID e pronto.

Agora, cada download de app ou jogo na App Store será confirmado através da sua digital. E isso vale para instalação (se é grátis) ou compra (se é pago)

 

 

Como ativar a autenticação pela digital na Google Play

 

 

No Android, existe uma grande gama de dispositivos com todos os tipos de leitor de digitais. Logo, você vai encontrar a posição desse leitor em vários locais.

Mas todos esses formatos também permitem a ativação do recurso de proteção das transações na Google Play, deixando os pagamentos mais cômodos. Para isso, abra a Google Play, acesse os Ajustes e ative a casa de autenticação com leitor de digitais, que está no item de Controle de Usuário. Ao marcar esse item, vão solicitar a senha do usuário Google para confirmar a opção.

Pronto. Fim do processo.

Na Google Play, você pode determinar quando você quer pedir a autenticação: para todas as compras, a cada 30 minutos ou nunca. Você sempre pode configurar isso em Ajustes > Autenticação com Leitor de Digitais.

Na primeira opção (que é a padrão e a mais recomendável), você tem que usar a digital em todas as compras (jogos e apps de graça não são necessários).


Compartilhe