Como configurar o botão lateral do iPhone para que não invoque o Siri | TargetHD.net TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content

Como configurar o botão lateral do iPhone para que não invoque o Siri

Compartilhe

Sou suspeito para falar sobre o uso de assistentes virtuais. Eu enchi o meu pequeno apartamento de alto-falantes Amazon Echo com Alexa, e adoro a praticidade que esse recurso oferece. Além disso, uso regularmente o Google Assistente para consultas rápidas fora de casa.

Entendo que os assistentes virtuais são ferramentas que ajudam a deixar o uso da tecnologia algo mais democrático e acessível para todos. Das crianças aos idosos, a interação com os dispositivos tecnológicos é feita por comandos de voz e frases contextuais, em uma mecânica que qualquer pessoa pode adotar para utilizar dispositivos que, até então, eram ilustres desconhecidos para algumas pessoas.

Porém, nem todo mundo gosta dos assistentes virtuais ou precisa deles. Usuários mais experientes ou mais preocupados com a questão da privacidade (porque não desejam que os seus dados e interações sejam compartilhados com os desenvolvedores de software) não fazem muita questão de utilizar essa ferramenta para pesquisas na web e interação com os dispositivos inteligentes.

Nesse post, vamos mostrar como os usuários do iPhone podem modificar o botão lateral de interação com o Siri para outro recurso que pode ser mais útil para quem entende que pode viver bem sem o assistente virtual.

 

 

 

Como desvincular o Siri do botão lateral do iPhone

 

Por padrão, se você deixa pressionado o botão lateral do seu iPhone, o Siri, assistente virtual do sistema operacional móvel do smartphone da Apple, é invocado. A partir daí, você pode interagir com o dispositivo com comandos de voz.

A partir do iOS 14, o Siri deixou de ser tão intrusivo na interface de usuário, já que passou a ocupar uma pequena porção da tela, além de permitir o seu acionamento diretamente com o comando de voz “Ei, Siri”, o que dispensa a necessidade de uso do botão para tal finalidade.

Se você sempre sonhou que o botão de acionamento do Siri não fizesse absolutamente nada (evitando assim acionamentos acidentais em momentos pontuais), chegou o seu dia. Basta seguir os passos abaixo:

1) Abra as configurações do iPhone
2) Vá para Acessibilidade
3) Abra o item Botão lateral
4) Abra o item Pressione e segure para falar
5) Mude a chave para Desativado

 

E é isso. Simples assim.

Ao configurar este ajuste para “desativado”, o botão lateral não terá nenhum tipo de resposta quando for pressionado de forma prolongada, o que fará com que aqueles usuários que sempre ficaram insatisfeitos com esse recurso encontrem um pouco de paz e tranquilidade.

É muito importante levar em consideração que, apesar da remoção do acionamento do Siri pelo botão, não dá para desligar o iPhone mantendo o botão lateral pressionado por muito tempo. Nesse sentido, a Apple não mudou nada, e você precisa seguir utilizando o mesmo procedimento de sempre na hora de desligar o dispositivo.

Dentro dessa área, também é possível configurar a velocidade de acionamento do botão lateral. Aqui, estou falando dos comandos que pedem uma pulsação dupla ou tripla nesse botão, onde o usuário pode deixar esse acionamento mais lento para também evitar acionamentos acidentais.

Como você pode ver, esse tipo de ajuste nem é tão complexo assim, e qualquer usuário com diferentes níveis de habilidade pode realizar esse ajuste. Experimente!


Compartilhe