Até agora, a única forma de ‘compartilhar música’ com nossos amigos no Instagram era fazer uma gravação em vídeo do trecho da canção e subir para o feed de conteúdo. Porém, o Instagram e o Spotify uniram forças em um novo recurso, que permite o compartilhamento direto a partir do serviço de streaming, além de adicionar um link para ouvir a música compartilhada.

O novo recurso já está disponível para Android e iOS, e o procedimento nos dois sistemas é o mesmo.

Primeiro, abra o Spotify no seu smartphone (no desktop não dá certo) e escolha a música ou playlist que queremos compartilhar. Ao lado do nome de cada música ou lista, há um ícone com três pontos verticais. Clique ali, e terá várias opções, entre elas, a de Compartilhar. Escolha essa opção, e uma lista de opções para compartilhamento será apresentada, incluindo as histórias do Instagram.

Aqui, o Spotify fará o redirecionamento direto para a nossa conta do Instagram, criando automaticamente uma historia com a imagem da música ou playlist escolhida. A história pode ser editada do mesmo modo que uma história normal, com filtros, texto ou GIFs.

Uma vez editada a história, basta compartilhar. Você pode enviar por mensagem privada ou publicar nas histórias do Instagram. Uma vez publicada, seus seguidores poderão escutar a música ou playlist compartilhada clicando no link localizado na parte superior esquerda.