Um dos motivos que levam os usuários do iPhone a jamais abandonarem o dispositivo é a facilidade de uso no produto. Qualquer pessoa, incluindo os mais leigos em tecnologia, aprendem em pouco tempo a utilizar o iOS.
E essa praticidade se expande ao conceito de ecossistema que a Apple tanto valoriza. Se você tem um iPhone e decide comprar outros dispositivos da empresa, ou até mesmo interagir com outro smartphone com o iOS, a vida será muito mais fácil.
Desde o iOS 17, os usuários do iPhone contam com o AirDrop para compartilhar arquivos com outro telefone da Apple com o simples ato de aproximar os dois smartphones, sem abrir menus complexos ou outras telas.
Vamos ver neste artigo como essa funcionalidade é simples e prática, permitindo que você compartilhe fotos, links e números de telefone rapidamente.
A facilidade de uso com AirDrop
O AirDrop permite o envio e recebimento de arquivos, fotos, vídeos e links entre dispositivos Apple sem perda de qualidade.
Com os avanços implementados no iOS, o procedimento ficou ainda mais simples, pois dispensa até mesmo a necessidade de abrir o menu de compartilhamento.
O novo recurso permite o envio e recebimento de arquivos apenas aproximando duas unidades do iPhone. Basta abrir o arquivo e aproximar o topo do iPhone de outro dispositivo compatível com o recurso.
Simples assim.
O compartilhamento de arquivos via AirDrop está ativado por padrão no iPhone que possui o iOS 17 ou superior, eliminando a necessidade de ativação manual.
Quando os iPhones se aproximam, uma animação surge, pedindo confirmação para envio. O sistema entende automaticamente que a tarefa que será realizada é o compartilhamento de um arquivo.
Para que o arquivo seja enviado, tanto o remetente quanto o destinatário devem aceitar o envio. Assim que aceito, o arquivo é transferido rapidamente entre os dispositivos.
Além de arquivos e links, é possível compartilhar números de telefone de forma rápida e fácil, utilizando o NameDrop, que nada mais é do que uma extensão do AirDrop.
Como configurar o AirDrop no seu iPhone
Essa funcionalidade está disponível para dispositivos com o iOS 17 ou posterior. Ou seja, os modelos mais antigos do iPhone não poderão utilizar o comando simplificado do AirDrop, mas ainda podem compartilhar arquivos por aproximação.
Só precisam utilizar o menu correspondente para o compartilhamento, perdendo a praticidade do compartilhamento automático.
Caso a funcionalidade não esteja funcionando no seu iPhone, é possível verificar as configurações em “Ajustes” > “Geral” > “AirDrop” para ativar a função de “Emparelhar os dispositivos”.
Vale a pena investir um pouco de tempo para realizar o ajuste para essas configurações. Insisto que os usuários não familiarizados com a tecnologia serão aqueles que mais vão se beneficiar com o AirDrop simplificado.