Compartilhe

Se você comprou algum aplicativo ou jogo no seu smartphone, saiba que você pode compartilhar esse item comprado com algum parente, tanto no iOS como no Android. Uma única compra pode servir para vários usuários acessarem o app sem ter que pagar de novo. E é bem simples de ser feito. E vamos explicar tudo nesse post.

 

 

No Android

 

 

Antes de qualquer coisa, você precisa criar um grupo familiar com até cinco pessoas. Depois, faça o seguinte:

1. Abra a Google Play Store.
2. Selecione o item que mostra a sua conta na loja.
3. Nos menus superiores, escolha o item Família.

Uma vez ali, é preciso se registrar no programa. Basta inserir os e-mails Google de cada um dos membros da família, e estabelecer um método de pagamento familiar (você pode usar o mesmo cartão de crédito já cadastrado na Google Play).

Agora, você pode adicionar os membros do plano e gerenciar a coleção de apps, que pode incluir aplicativos e jogos, filmes e livros. A Google Play vai adicionar automaticamente todo o conteúdo compatível com o programa familiar, assim como a data da compra. Se um item é compatível com o plano Família, ele será adicionado na conta dos demais.

Para verificar se o app foi adicionado no plano Família, basta ir ao histórico de pagamentos e acessar a ficha do aplicativo adquirido. Vai aparecer um ícone de uma casa com um coração, e a indicação de coleção familiar, com uma chave. Se a chave está ativa, o app está compartilhado.

Uma vez tudo pronto, todos os membros da família poderão fazer o download daqueles aplicativos pagos previamente, ou comprar novos apps para todos. Por isso, é importante gerenciar as permissões de cada membro, evitando assim que as crianças comprem aplicativos e jogos.

 

 

No iOS

 

 

Aqui, o processo é bem mais simples. As compras são compartilhadas com independência de quem as fez antes ou depois de formar o grupo. O limite é de cinco pessoas mais você (seis pessoas no total), que podem compartilhar as compras no iTunes, Apple Books e Apple Store.

Os passos são os seguintes:

1. Vá em Ajustes.
2. Clique sobre o seu nome.
3. Selecione a configuração familiar.
4. Clique em Adicionar Membros.
5. Escreva o e-mail da cada um dos membros e siga as instruções que aparecem na tela.

Depois de tudo pronto, vá de novo em Ajustes, clique sobre o seu nome e acesse o item Família. Ali você verá um item chamado Funções Compartilhadas, com diferentes opções, incluindo o item para compartilhamento de compras. Marque essa casa, e pronto: todos os aplicativos comprados ou que você vai comprar a partir de agora (e que sejam compatíveis) serão compartilhados com todos os membros da família.

Quando um dos membros vai comprar um aplicativo pago previamente comprado, ele já vai aparecer que é pago. Basta então seguir com o processo de compra, e a App Store vai avisar que o aplicativo já foi comprado e que pode ser instalado sem problemas.

Tal e como acontece na Google Play, você também pode configurar as permissões de cada um dos membros. No caso da App Store, você pode indicar que um membro é o pai/mãe ou o tutor para que só aquela pessoa possa aprovar as compras de aplicativos.


Compartilhe