Você é o tipo de pessoa que não larga do smartphone nem para almoçar ou ir ao banheiro, que se sente preso ao dispositivo e que sente que está viciado em ficar usando o dedo para rolar os feeds de notícias e vídeos?
Se a resposta é SIM você sofre de doomscrolling, que é a rolagem compulsiva na tela do smartphone, normalmente para consumir mais e mais notícias negativas. E essa prática está acabando com a sua vida, e você nem sabe.
Para muitos, renunciar por completo ao smartphone não é uma opção viável. Mas existe uma alternativa que pode ajudar: deixar o dispositivo “mais burro”.
Para o iPhone, isso já é possível.
Combatendo o doomscrolling com a burrice
O doomscrolling pode gerar ansiedade, estresse, depressão e até mesmo problemas de sono, entre outros problemas típicos da era digital.
E o combate à dependência do smartphone pode passar por uma medida que pode ser até contraditória, mas muito lógica, considerando o que consumimos hoje na internet e nas redes sociais.
Harrison Broadbent, do blog Dumbphones, classifica os smartphones modernos como “máquinas caça-níqueis impulsionadas por dopamina”, e ele não é o único a fazer essa afirmação.
Vários especialistas em saúde mental destacam esse mecanismo de funcionamento das redes sociais que acabam viciando os usuários no consumo de conteúdo.
A solução de Harrison não é exatamente abrir mão do smartphone, mas sim moderar o conteúdo que é oferecido para o usuário. E para isso, a saída é transformar um moderno iPhone em um telefone básico.
Sim… eu disse que seria contraditório, já que o smartphone da Apple é um dos mais clássicos sinônimos de tecnologia moderna.
Porém, a ideia de oferecer uma quantidade menor de recursos e estímulos para combater o doomscrolling faz todo o sentido.
Como transformar o seu iPhone em um celular básico
A partir de agora, vou compartilhar os procedimentos sugeridos por Harrison para alcançar o “nível de burrice” ideal no iPhone para que ele seja menos inteligente.
As medidas devem ser suficientes para ajudar de alguma forma a combater o doomscrolling. Com o passar do tempo, você vai sentir menos os efeitos nocivos das mecânicas de uso das principais redes sociais disponíveis neste momento.
Simplifique a tela inicial
Você pode substituir a tela inicial do iOS por um launcher mais minimalista. Para o iPhone existem opções interessantes como o Blank Spaces, o On Point e o Dumbify (pago, mas sem modelo freemium).
Falando especificamente do Dumbify: ele oferece uma interface simples e sem cores, similar ao Windows Phone e outras plataformas presentes em telefones mais básicos, além de permitir a remoção do dock e da barra de pesquisa.
O Dumbify inclui opções de papéis de parede neutros, o que reduz as distrações visuais na hora de utilizar o sistema operacional.
Você pode criar ou fazer o download de papeis de parede simples e sem cores vibrantes, pois dessa forma você vai reduzir a fadiga visual no uso do dispositivo.
O software também desativa o modo escuro automático em função do horário do dia e a opção de pesquisa na tela inicial do iOS.
Ative a escala de cinza e desative as notificações
A escala de cinza ajuda a manter o sistema operacional mais monótono e desinteressante, retirando o estímulo em usar o telefone o tempo todo com o passar do tempo.
Para ativar esse recurso, acesse Ajustes > Acessibilidade > Visão > Escala de Cinza.
Vale a pena lembrar que essa opção pode afetar a experiência de uso em alguns aplicativos que não estão totalmente adaptados para essa funcionalidade.
E nem preciso dizer que desativar as notificações reduz drasticamente as distrações que podem ocorrer ao longo do dia, principalmente durante o período que você está trabalhando ou estudando.
O recomendado é que você priorize apenas as notificações consideradas essenciais ou de contatos importantes no seu dia a dia.
Para utilizar esse recurso, acesse no iOS os Ajustes > Notificações e desative as notificações para cada aplicativo.
Desinstale aplicativos desnecessários
Por último, mas não menos importante, uma dica que vale ouro para quem quer deixar o doomscrolling para trás e ter hábitos mais saudáveis no telefone.
Aplicativos inúteis, não utilizados ou que podem distrair a sua atenção sem agregar valor para a sua rotina diária devem ser eliminados do seu smartphone o quanto antes.
Mantenha no dispositivo apenas os aplicativos considerados essenciais para o seu dia a dia.
A sua produtividade vai me agradecer no futuro.
Dicas extras:
- Defina limites de tempo para o uso de aplicativos específicos.
- Utilize a função “Não perturbe” para silenciar notificações durante determinados períodos.
- Busque atividades alternativas ao uso do smartphone, como leitura, exercícios físicos ou hobbies.