Como cancelar o envio de um e-mail | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como cancelar o envio de um e-mail

Como cancelar o envio de um e-mail

Compartilhe

Enviar um e-mail para outra pessoa é uma tarefa relativamente fácil. Mas nada é tão fácil quanto parece. Quando bate aquele arrependimento sobre a mensagem enviada, a vontade é voltar no tempo e impedir que aquele conteúdo chegue ao destinatário.

E isso é possível. Os dois principais serviços de e-mail disponíveis na internet hoje, o Gmail e o Microsoft Outlook, contam com ferramentas que impedem que um e-mail que acabou de ser enviado chegue ao seu destino. Basta ser rápido na hora de cancelar o envio da mensagem.

Neste post, vamos mostrar como você pode impedir que um e-mail chegue ao seu destinatário após o envio nessas duas plataformas.

 

 

 

É mais comum do que parece

 

Se arrepender por enviar um e-mail é algo muito mais comum do que pode parecer, e acontece com praticamente todo mundo que utiliza esse serviço para fins pessoais, profissionais ou educacionais.

Vai me dizer que você nunca cometeu o erro abaixo:

“Bom dia. Conforme combinado, segue em anexo o relatório para a sua aprovação”.

E, por ironia do destino, clica em ENVIAR sem anexar o arquivo na mensagem.

Essa ocorrência é bem comum. E o recurso de cancelar o envio de e-mails é muito útil para esses casos.

Sem falar nos e-mails que redigimos no calor do momento, ou sem a devida revisão dos erros de ortografia e gramática, e clicamos em ENVIAR sem aquela última verificada na mensagem.

Logo, os cenários cotidianos onde o recurso de arrependimento do envio de e-mails pode ser útil são diversos, e podem afetar a qualquer pessoa. Por isso vale a pena você saber o que essa dica pode fazer por você.

 

 

 

No Gmail

 

No cliente de e-mails do Google, os ajustes a serem feitos para obter esse recurso são bem simples de serem feitos:

 

  1. Dento do Gmail, na sua caixa de entrada, vá em Configurações.
  2. Role a tela até encontrar uma opção chamada Desfazer Envio.
  3. Do lado direito, vai abrir uma caixa indicando quantos segundos você tem para desfazer o envio da mensagem. Como padrão, você tem 5 segundos para esse arrependimento. Recomendo que você altere essa configuração para 30 segundos.
  4. Salve as alterações e pronto: a partir de agora, você tem 30 segundos para cancelar o envio da mensagem recém enviada por e-mail.

 

 

 

No Outlook

 

O processo no cliente de e-mail da Microsoft é um pouco mais complicado, pois é mais voltado para o cenário laboral e não para os demais tipos de usuários.

Explico: a Microsoft deixa claro que, para ter o direito ao arrependimento no envio de e-mails, é preciso ter os seguintes softwares:

  • Microsoft Exchange Server 2000
  • Exchange Server 2003
  • Exchange Server 2000

Mais: o recurso só vai funcionar de verdade se o receptor também contar com um desses softwares.

Se todos os requisitos estiverem preenchidos, basta entrar na mensagem e, dentro do item Outras Opções, você encontra a configuração para recuperar a mensagem, modificá-la ou eliminar a mensagem. Basta então escolher aquela configuração que melhor atende a sua necessidade naquele momento.


Compartilhe