Compartilhe

O PayPal é o serviço mais utilizado para enviar e receber pagamentos pela internet, e para quem usa ela todos os dias (meu caso), é importante saber como a plataforma aplica e cobra a sua taxa de comissão em suas operações. E é sobre isso que vamos falar nesse post.

Saber qual é a comissão do PayPal tem algumas vantagens. Por exemplo, na hora de receber pagamentos, você pode incluir a cobrança da operação no valor final da transação, ou saber o quanto vai perder ao receber o dinheiro do seu cliente.

Por outro lado, se é você quem vai realizar um pagamento via PayPal, saber o valor da comissão vai permitir saber o quão mais caro será o produto ou serviço que está pagando.

 

 

Como funciona a comissão do PayPal

O PayPal cobra de cada transação uma comissão de 5.4% + US$ 0,30 por transação. Lembrando que estamos falando aqui apenas da taxa de cobrança por transação, e não da conversão do dólar (ou qualquer outra moeda de origem de pagamento) para o real, que tem uma cotação diferente da oficial (normalmente uma cotação inferior ao câmbio), algo que vai além da proposta desse post.

Lembrando que a regra é a mesma para receber como para enviar pagamentos.
Logo, você pode estimar quanto vai receber ou ter que pagar simplesmente adicionando ou subtraindo 5.4% no valor final do dólar, e adicionando (ou subtraindo) US$ 0,30 de cada transação. O resultado final dessa conta é o valor que será enviado ou recebido no final da transação.

 

 

Dados importantes sobre o PayPal

As políticas de segurança do PayPal protegem mais o comprador do que o vendedor. Ou seja, o comprador tem muito mais chances de sair vitorioso em caso de reclamações ou disputas dentro da plataforma.

No PayPal, você pode realizar pagamentos utilizando a conta bancária ou o cartão de crédito. Para quem não usa a conta bancária, precisa passar por um processo de verificação, onde pequenas quantias de dinheiro são adicionadas na sua conta corrente (ou debitadas do seu cartão de crédito) para completar a verificação de conta. Basta então confirmar os valores afetados pelo PayPal e sua conta é verificada.

Mesmo não sendo um banco, o PayPal segue as leis financeiras brasileiras. Você pode realizar pagamentos de forma internacional, com independência da divisa usada em cada país, realizando a conversão de forma automática, cobrando uma comissão pela conversão.


Compartilhe