Início » Dicas, Truques e Macetes » Como buscar um canal do Telegram no seu smartphone

Como buscar um canal do Telegram no seu smartphone

Compartilhe

O Telegram é o principal concorrente do WhatsApp no universo de aplicativos de mensagens instantâneas. Você até pode não considerá-lo um adversário quando olha para os números de usuários de cada uma das plataformas. Porém, nos recursos e funcionalidades, o app do aviãozinho de papel chega a ser superior em vários aspectos.

Alguns dos recursos mais interessantes do Telegram levam anos para chegar ao WhatsApp, e isso o torna superior apenas por possuir funcionalidades que são exclusivas por muito tempo. E uma das exclusividades desse software é o recurso de canais, que é bem útil tanto a nível informativo como para gerenciamento de arquivos pessoais.

Vamos mostrar nesse post como você pode buscar canais no Telegram, mas antes vamos revisar as explicações sobre esse recurso.

 

 

 

O que são os canais do Telegram?

 

 

São uma função do aplicativo que permite a difusão de mensagens públicas para um número limitado de usuários. Se diferenciam dos grupos do WhatsApp onde apenas o administrador pode escrever, pois no caso do Telegram, este será apenas um canal de difusão de mensagens, onde ninguém que entrou no canal tem permissão para fazer isso.

Nesses canais, você pode publicar mensagens de texto, fotos, arquivos, links, enquetes e outros conteúdos. Tais canais podem ser abertos ou privados: nos canais abertos, qualquer pessoa pode entrar ou realizar buscas por conteúdos de forma bem simples, além de receber as informações enviadas por esse canal com frequência.

 

 

Como procurar por canais no Telegram

 

 

O processo de busca de canais do Telegram é o mesmo para usuários do iOS e Android. Você não tem uma lista completa de canais, e será preciso conhecer o nome ou saber algumas das palavras chave que esses canais podem conter. Você pode buscar canais a partir do buscador do Telegram.

Escreva o nome do canal, e ele deve aparecer na lista de resultados. Se o canal foi verificado como oficial pelo Telegram, vai aparecer a insígnia de verificação azul ao seu lado.

Para entrar naquele canal, basta clicar sobre o nome encontrado e, na parte inferior da tela, clique no botão de inscrição. Pronto: você está dentro do canal, e passa a receber as notificações do mesmo, como se fosse uma mensagem como outra qualquer.

Os canais são perfeitos para você ficar informado sobre diferentes temáticas, mas você também pode criar o seu próprio canal, público ou privado, seja para enviar informações para mais usuários ou para utilizá-lo como a sua nuvem pessoal.

 

 

 

Conclusão

 

Diante de tantas falhas de segurança, quedas sistêmicas e até bloqueios judiciais que o WhatsApp sofreu nos últimos anos, o Telegram ficou mais conhecido junto ao grande público. Mas não podemos nos limitar dele apenas quando o principal app do mercado sofre algum tipo de problema.

O Telegram é uma ótima alternativa entre os serviços de mensagens instantâneas, e pode ser a primeira opção para muita gente, especialmente aqueles que trabalham com dados sensíveis. Seus recursos avançados e exclusivos já entregam ao app uma maturidade que o coloca em um patamar mais que interessante para bater de frente com o WhatsApp nesse aspecto.

Recomendo fortemente que você pense no Telegram como sua escolha (também). Não precisa excluir o WhatsApp (por enquanto). Dois mundos diferentes podem conviver pacificamente no seu smartphone.

Só depende de você.


Compartilhe