Compartilhe

Um poderoso recurso do Google Fotos é permitir identificar textos nas imagens. E nesse post, vamos mostrar como funciona esse recurso, e em poucos passos.

 

 

Como buscar textos em fotografias

 

 

O Google Fotos pode reconhecer textos nas fotos, e esse filtro permite a localização dos textos nas imagens armazenadas na nossa biblioteca. Basta digitar uma ou várias palavras que estão presentes nas fotos para que o software mostre todos os resultados possíveis.

A dinâmica funciona para qualquer foto ou captura de tela, o que é bem útil para transcrever as palavras das imagens capturadas de uma página de um livro, por exemplo.

Se você queria apenas utilizar a busca em texto para localizar uma foto, a dica termina aqui. Mas se você quer obter informações relacionadas com o texto ou algum objeto da foto, pode aproveitar as funções do Google Lens diretamente no Google Fotos.

 

 

Como utilizar o Google Lens no Google Fotos

 

 

Para utilizar o recurso, selecione o ícone do Google Lens e centre a câmera no elemento que te interessa.

É possível selecionar um elemento da foto ou cartaz para encontrar por cartazes similares em lojas online, ou até mesmo procurar produtos em promoção nos e-commerces.

Se você quer ampliar a informação, pode seguir o processo abrindo o link no seu navegador web. Mas existem outras opções de interação:

– Selecionar o texto para tradução
– Buscar imagens similares
– Se você tem uma foto de um código de barra ou etiqueta, pode usar o ícone de compras
– Ou se é a foto de um cardápio de restaurante, você pode buscar ingredientes, receitas e outros

 

As possibilidades de ampliar a informação dos elementos ou textos a partir de uma fotografia são enormes. E todo este processo pode ser feito a partir do app do Google Fotos em poucos passos. Uma combinação excelente de funções para buscar fotografias por texto e utilizar o Google Lens para obter mais detalhes sobre as suas imagens.


Compartilhe