Como buscar grupos e canais no Telegram

Compartilhe

Eu sei que tem muita gente que está chegando ao Telegram nesse momento. Para muitos que entendem que o mundo não é composto apenas pelo WhatsApp, essa plataforma é uma velha conhecida. Já para outros, que querem usar esse serviço de mensagens instantâneas como uma alternativa ao programa mais usado no mundo dentro desse segmento, tudo ainda é novidade.

Por isso, vale a pena de tempos em tempos apresentar dicas que exploram alguns recursos que são próprios do Telegram, e que são alguns dos argumetnos a seu favor. E uma de suas vantagens em relação aos seus concorrentes é uma função de grupos muito melhor desenvolvida, já que esses grupos aceitam até 200 mil pessoas ao mesmo tempo, além de contar como canais para seguir notícias.

Agora, vamos ver onde os novatos (e até mesmo alguns veteranos) no Telegram poderão encontrar grupos e canais de notícias, para assim explorar melhor algo que a plataforma tem de melhor. Você pode ingressar nesses grupos ou canais através de um link direto ou pelo buscador do aplicativo, e nesse post você encontra as duas formas para fazer isso.

 

 

 

Como buscar grupos no Telegram

 

O Telegram é muito completo (há quem diga que ele é o app de mensagens instantâneas mais completo do momento), mesmo com sua função de buscas ainda contar com algumas carências. A busca é a base de tudo, mesmo que você não conte com muito controle sobre os resultados dos itens procurados.

Para procurar por grupos e canais no Telegram, você precisa usar o ícone da lupa no aplicativo e escrever alio que deseja buscar. A busca em si engloba tudo (incluindo os próprios chats), de modo que é possível que você necessite realizar várias tentativas de busca pelo mesmo termo até encontrar o que realmente precisa. Os resultados de coisas que não vem dos seus contatos ou conversas anteriores estão englobados no item Busca Global.

O próximo passo é interpretar os resultados oferecidos pela busca. Hoje, o Telegram não faz uma distinção visual nos resultados se é uma pessoa, um grupo ou um canal, mas podemos interpretar os resultados de acordo com as informações apresentadas abaixo:

– Se menciona membros, é um canal
– Se menciona assinantes, é um canal
– Se coloca a hora da última conexão, é um perfil privado
– Se adiciona um bot, é um bot

 

Do mais, entrar em um grupo ou canal a partir dos resultados é algo bem simples.

Toque no elemento que é do seu interesse, e na próxima tela você pode entrar no grupo ou canal. Se é um grupo, você pode escrever mensagens. Se é um canal, pode ler as notícias publicadas, mas não pode adicionar comentários.

A busca no Telegram pode ser algo difícil de ser dominado, pois você pode ter problemas na hora de encontrar grupos se o tema que você está procurando aparece muitas vezes nos resultados locais das conversas no aplicativo. Se este é o seu caso, um truque útil (porém um pouco radical) é apagar o histórico de chat recente para que apareçam mais resultados de buscas globais.

Você também pode recorrer a alguns sites que compilam grupos e canais do Telegram, o que facilita bastante na hora de identificar assuntos do seu interesse. Um dos sites desse gênero mais recomendados é o Telegram Channels.


Compartilhe