Você está em | Home | Software | Como buscar canais e grupos no Telegram

Como buscar canais e grupos no Telegram

Compartilhe

Diferente do WhatsApp, o Telegram permite que os usuários busquem e se juntem a grupos e canais de forma mais acessível, o que contribui para sua crescente popularidade entre os usuários que buscam interações em comunidades específicas.

Tudo bem, isso pode gerar problemas como a disseminação de conteúdos falsos em larga escala. Mas não estou discutindo os códigos morais e éticos de algumas pessoas.

Vamos explicar neste artigo quais são as diferenças entre grupos e canais no Telegram, e como você deve proceder para pesquisar os dois itens dentro da plataforma, para que você possa utilizar cada recurso de acordo com o cenário e suas necessidades.

 

As diferenças entre grupos e canais no Telegram

Grupos são espaços de bate-papo onde todos os membros podem interagir de forma livre, compartilhando postagens, áudios, fotos e vídeos.

Já os canais são utilizados para a transmissão de mensagens de um único administrador para um grande número de inscritos, permitindo uma comunicação unidirecional.

Entender a diferença entre um e outro ajuda o usuário a definir qual é o tipo de comunidade no Telegram que ele quer participar.

Neste caso, existe uma flexibilidade um pouco maior no Telegram do que no WhatsApp, tanto nos grupos quanto nos canais. Porém, as duas plataformas funcionam mais ou menos do mesmo jeito.

 

Como pesquisar grupos e canais no Telegram

Faça o seguinte:

  1. Abra o aplicativo Telegram e clique no ícone de busca no canto superior direito.
  2. Digite palavras-chave relevantes e toque na seção “Busca global”.
  3. Você verá uma lista de grupos e canais relacionados, com informações sobre o número de membros ou inscritos, o que ajuda a identificar rapidamente o tipo de comunidade que deseja explorar.

Este é o tipo de conteúdo que você acessa dependendo do que diz abaixo:

  • Se ele informar o número de membros: Quando diz um número de membros sob o nome, é um grupo. Todos os usuários poderão digitar normalmente.
  • Se ele informar o número de inscritos: quando diz um número de membros sob o nome, é um canal. Dependendo do canal, você pode deixar comentários ou não nas postagens, mas apenas os administradores podem postar.
  • Se informar a hora da última conexão: Quando aparece, é porque não é um canal nem um grupo, mas o perfil privado de outro usuário.
  • Se você obtiver o termo bot: Nesse caso, é um bot.

Uma vez que você encontrou o canal ou grupo que você deseja, clique no botão para entrar ou se inscrever que vai aparecer.

Aqui, cabe uma boa dose de paciência para encontrar grupos, pois dependendo do termo que você pesquisar, pode ser um pouco complicado encontrar uma comunidade com esse tema.

 

Existem outras alternativas

Além da busca nativa do Telegram, existem sites como TelegramGroup e Telegram Channels que facilitam a pesquisa de grupos e canais.

Essas plataformas oferecem filtros por categorias e permitem visualizar estatísticas de crescimento, o que pode ser útil para escolher comunidades ativas e relevantes.

Vale a pena ressaltar que grupos e canais privados não aparecem nas buscas públicas e exigem um link de convite.

Para ingressar nessas comunidades, você precisará ser convidado por um membro atual, o que pode limitar suas opções, mas também oferece um ambiente mais restrito e seguro para discussões.

Para concluir, vale aquele alerta de segurança, para você não ter problemas no futuro (ou pelo menos evitar ter algum tipo de problema).

Ao entrar em grupos e canais, sempre tenha em mente a sua segurança online, as configurações de privacidade daquela comunidade.

E sempre evite compartilhar informações pessoais sensíveis ou materiais audiovisuais de caráter pessoal e íntimo.

O Telegram, apesar de suas funcionalidades, não é completamente à prova de riscos cibernéticos, e a cautela é sempre recomendada.

Principalmente em um terreno que é novo, e você não sabe se é completamente seguro.


Compartilhe