O Windows 11 oferece uma série de recursos de segurança e personalização, incluindo a capacidade de bloquear programas e aplicativos específicos sem a necessidade de recorrer à instalação de softwares adicionais.
O que é uma ótima notícia para os usuários mais preocupados com o espaço livre de armazenamento no HD ou SSD, ou para quem não quer ficar entulhando o sistema operacional com softwares de terceiros, prejudicando o desempenho geral do Windows com o passar do tempo.
Neste artigo, apresentamos um tutorial passo a passo que mostra como você pode realizar essa tarefa de bloqueio de software nativo no Windows 11 de forma simples e eficaz.
Localizando a opção de bloqueio de software no Windows 11
Para iniciar o processo de bloqueio de programas no Windows 11, você precisará acessar a função de Edição de Diretrizes de Grupo.
É uma área um pouco mais avançada do sistema operacional, e não é tão difícil de ser explorada. Porém, se o usuário não tem certeza do que está fazendo, é recomendado que peça ajuda para quem sabe, ou que sequer tente avançar no tutorial. Para qualquer mudança mais profunda nas configurações, a regra do “você está fazendo isso por sua conta e risco” é válida.
Para fazer acessar a Edição de Diretrizes de Grupo, siga estas etapas:
- Abra o menu Iniciar.
- Digite “gpedit.exe” na barra de pesquisa.
- Clique na opção “gpedit.exe” que aparece nos resultados da pesquisa.
Agora que você está no Editor de Diretrizes, é hora de navegar pelas configurações para chegar à opção desejada. Siga os passos abaixo:
- Na coluna à esquerda, clique em “Configuração de usuário”.
- Em seguida, clique em “Plantas administrativas”.
- Uma vez dentro de “Plantas administrativas”, clique em “Sistema”.
Dentro de “Sistema”, role para baixo até encontrar a opção “Não executar aplicativos de Windows especificados”. Esta opção é fundamental para alcançar o objetivo de bloquear programas no Windows 11.
Como ativar o bloqueio nativo de software no Windows 11
Agora que você encontrou a opção relevante, é hora de ativá-la para bloquear os apps no Windows 11.
Siga estas etapas:
- Clique com o botão direito do mouse na opção “Não executar aplicativos de Windows especificados”.
- No menu contextual que aparece, selecione a opção “Editar”. Isso abrirá as configurações relacionadas a essa opção.
O passo final envolve listar os programas específicos que você deseja bloquear no Windows 11. Siga estas etapas:
- Na tela de configurações de “Não executar aplicativos de Windows especificados”, habilite a opção escolhendo “Habilitada” na parte superior da tela.
- Clique no botão “Mostrar” na lista de aplicativos não permitidos. Isso abrirá uma nova tela.
- Nesta tela, você pode simplesmente digitar os nomes dos arquivos .exe dos programas que deseja bloquear.
E agora? O que eu faço?
Após listar os programas que deseja bloquear, é fundamental aplicar as configurações e reiniciar o computador para que as mudanças tenham efeito.
E é isso.
Com esses simples passos, você pode proteger sua privacidade e controlar quais programas e aplicativos podem ser acessados no seu sistema Windows 11.
Esta funcionalidade é especialmente útil para restringir o acesso a programas sensíveis e garantir a segurança do seu sistema operacional. Logo, vale a pena gastar algum tempo trabalhando nos passos desse tutorial para proteger ainda mais os dados armazenados no seu equipamento.
É sempre melhor prevenir do que remediar.