Como bloquear os anúncios que devoram recursos no Google Chrome | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como bloquear os anúncios que devoram recursos no Google Chrome | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como bloquear os anúncios que devoram recursos no Google Chrome

Como bloquear os anúncios que devoram recursos no Google Chrome

Compartilhe

O Google Chome 80 vai por limites à publicidade, reforçando a privacidade dos usuários ao permitir que cookies de terceiros funcionem sobre HTTPS, além de permitir o bloqueio de anúncios que consomem muitos recursos do sistema, deixando o navegador e sistemas operacionais mais lentos.

O recurso se chama Heavy Ad Intervention, e o Google trabalha nele desde 2019. Seu funcionamento se baseia na eliminação do download de iframes de anúncios que utilizam uma quantidade exagerada de recursos do sistema, reutilizando a UX intersticial de navegador segura, que é carregada no iframe do anúncio. Quando ativada, o Chrome vai detectar os anúncios com estas características, exibindo uma mensagem informando que os mesmos foram eliminados pelo uso excessivo de recursos.

 

 

 

Como habilitar o Heavy Ad Intervention no Google Chrome

 

Os usuários do Chrome no Windows, Linux, Mac e Android podem habilitar o Heavy Ad Intervention digitando na barra de endereços “chrome://flags” (sem as aspas), e o mesmo comando funciona com qualquer navegador baseado em Chromium (Opera, Vivaldi, Brave, Edge Chromium, etc).

 

 

 

Os demais passos são os seguintes:

Na tela de configurações, procure pelo recurso Heavy Ad Intervention, digitando o termo no buscador de flags. De forma alternativa, copie e cole o comando abaixo na barra de endereços do navegador:

chrome://flags/#enable-heavy-ad-intervention

 

 

 

O Heavy Ad Intervention está desativado como padrão, algo que é normal se levamos em consideração que esta é uma característica experimental do navegador. Aqui, basta fazer clique no seu correspondente deslizável para selecionar o valor Enabled. Então, reinicie o navegador.

 

 

 

A partir de agora, o Chrome vai bloquear os anúncios mais pesados e devoradores de recursos no Windows, Linux, Mac e Android. Porém, o fato desse recurso ainda estar em fase experimental pode resultar em um funcionamento ruim do recurso ou em problemas no navegador.

Por outro lado, o Google não deu pistas sobre quando esta funcionalidade pode se tornar estável no Chromium, com a possibilidade de habilitá-lo como padrão. Ou pode acontecer o contrário: o recurso pode não sair do ponto em que se encontra agora.

O Google Chrome é acusado por muitos (e com razão) em ser um grande devorador de recursos da computação de massa. Isso ficou evidente quando um youtuber decidiu colocar o novo Mac Pro 2019 (carinhosamente conhecido como ‘ralador de queijo’) no limite, e descobriu que os 1.5 TB de RAM desse computador podem ser consumidos por completo quando abrimos 6.000 abas do navegador do Google.

O Heavy Ad Intervention pode não ser a panaceia desse problema, mas pode ser uma mitigação que deve ajudar e muito na experiência da maioria dos usuários domésticos e profissionais.

 

 

 

Conclusão

 

O fato do TargetHD.net contar com publicidade não quer dizer que não podemos dar dicas para que você fuja dessa publicidade. Somos democráticos o suficiente para oferecer ao leitor do blog a liberdade para consumir o nosso conteúdo da forma que quiser.

Inclusive reconhecemos que algumas das publicidades que estamos veiculando estão mais pesadas do que o ideal, e estamos trabalhando para corrigir isso. E não vamos pedir para que você desabilite o AdBlocks com nosso blog. A escolha é sua, sempre.

O mais importante é que você continue a ler os nossos posts. Isso já ajuda muito a manter o nosso trabalho ativo.


Compartilhe