Compartilhe

Você pode querer bloquear o seu computador com Windows 10 em algum momento da sua vida, seja lá por qual motivo, evitando assim que pessoas não autorizadas acessem o equipamento e as informações armazenadas nele.

Pense no perigo que pode ser você sair da frente do computador para tomar um café ou esticar as pernas, e aquele seu colega de trabalho mais idiota decide pregar uma peça com você no computador de trabalho. Não foram poucas vezes que isso aconteceu e, infelizmente, isso não deve parar tão cedo.

No notebook, o processo de bloqueio do sistema operacional é bem simples: basta fechar a tampa do equipamento. Mas no desktop, o processo é diferente, porém, igualmente simples. E o que vamos sugerir nesse post é simplificar ainda mais esse processo, deixando o recurso a alcance de um único clique.

 

 

 

Um truque desconhecido para muita gente

 

Pouca gente sabe sobre a existência desse truque, mas é possível bloquear o Windows 10 com uma combinação de teclas. Aliás, ter o conhecimento sobre as teclas de atalho do sistema operacional da Microsoft é uma forma de ser mais produtivo no uso do computador, pois podemos executar muitos comandos de forma mais prática do que ficar procurando por esses comandos.

Dito isso, a combinação de teclas Windows + L permite o bloqueio do Windows 10 de forma simples. Mas como podemos ser ainda mais eficientes no sistema operacional, vamos fazer com que esse comando se torne ainda mais simples, criando um atalho que realiza o bloqueio com um único clique.

 

 

 

Como bloquear o Windows 10 com apenas um clique

 

1) Clique em qualquer área livre do desktop com o botão direito (em qualquer área sem ícones ou elementos na tela).

2) No menu que vai aparecer, selecione Novo > Atalho.

3) Na aba que vai aparecer para digitar a localização do elemento do atalho, copie o texto a seguir: Rundll32.exe user32.dll, LockWorkStation

4) Na próxima aba, digite o nome do atalho que você está criando. Nesse caso, você pode chamar o atalho de Bloquear Windows.

5) Com todos os passos executados, vai aparecer um ícone no seu desktop chamado Bloquear Windows (ou o nome que você escolheu). Ao clicar nele, o Windows 10 será bloqueado de forma direta, e para acessar novamente a conta daquele usuário, será preciso digitar a senha daquela conta.


Compartilhe