Como bloquear o envio de áudio via Alexa para revisão da Amazon | TargetHD.net TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content

Como bloquear o envio de áudio via Alexa para revisão da Amazon

Compartilhe

Esta foi uma das notícias mais impactantes de 2019. Amazon, Apple e Google escutam pequenos fragmentos de áudio dos usuários para melhorar as funções de reconhecimento de voz. Depois de todo o barulho que o escândalo gerou, as empresas começaram a tomar providências para suspender tal peculiaridade. A Amazon, por exemplo, permitiu configurar o Alexa para que os áudios não sejam enviados.

A função foi liberada para o aplicativo do Alexa e está disponível para o iOS e Android. O caminho para o recurso é exatamente o mesmo nos dois sistemas operacionais, de modo que se você tem o app instalado, basta seguir os passos apresentados a seguir.

 

 

Como deixar o Alexa um pouco mais privado

 

A Amazon afirma que “treinar o Alexa com gravações procedentes de uma ampla gama de clientes nos ajuda a garantir que o serviço funcione bem para todos” e que “apenas uma fração muito pequena das gravações é revisada manualmente”. Mesmo assim, minha querida Amazon… por menor que seja a fração, é possível que alguns usuários não queiram participar desse treinamento, e ninguém foi avisado que a empresa estava fazendo isso.

Para desativar o envio de áudio, é preciso fazer o seguinte:

1. Abra o Alexa.
2. Libere o menu lateral.
3. Selecione Configurações > Privacidade do Alexa.
4. Acesse o item que gerencia a forma em que os seus dados ajudam a Amazon a melhorar o Alexa.
5. Desmarque as casas que indicam que você está “ajudando” a melhorar os serviços da Amazon e a desenvolver novas funcionalidades, e a casa com o seu nome no item onde você permite o uso das mensagens para melhorar as transcrições.

 

Feito isso, os seus áudios não devem voltar a ser escutados pelos funcionários da Amazon para treinar o Alexa. Porém, a Amazon adverte que, se você desativa o recurso, é possível que o reconhecimento de voz e outras novas funcionalidades não funcionam tão bem.

Seja como for, o seu direito de escolha está garantido. E, de certa forma, um pouco da sua privacidade também. Mesmo que “em uma fração muito pequena”, como diz a Amazon.


Compartilhe