Você está de saco cheio de receber chamadas telefônicas indesejadas em horários inconvenientes? Números desconhecidos perturbam o seu sono? Saiba que é possível acabar com esse inferno na Terra, tanto no Android como no iOS.

Os métodos a seguir dispensam a instalação obrigatória de um aplicativo nas duas plataformas, e se valem de recursos disponíveis nos dois sistemas operacionais.

Lembrando que alguns fabricantes de smartphones Android integram soluções próprias em suas ROMs personalizadas, o que aumenta o leque de possibilidades de você se livrar desse infortúnio típico da era digital.

 

 

No Android

 

Independente da marca e modelo de smartphone Android, você tem um aplicativo de Contatos. Aqui ou nas chamadas recebidas (ou não atendidas), basta tocar no número de telefone que você quer bloquear, clicar o ícone Mais (ou o seu equivalente), e exibir o conjunto de opções disponíveis relacionadas a aquele contato.

Uma das opções desse menu é justamente o ‘Adicionar à lista de bloqueio’. Nas versões mais antigas do Android, esse item aparece como Bloquear. Ao selecionar a opção, você não recebe mais chamadas ou mensagens a partir desse número.

Você pode desbloquear o contato em um momento posterior, se quiser (e duvido que você queira). De forma alternativa, você também pode bloquear chamadas desse contato para o correiro de voz (ou algo equivalente). Assim, você não bloqueia o número, mas faz com que todas as suas chamadas sejam encaminhadas direto para a caixa de correio de voz.

Você ainda recebe a notificação que o outro telefone tentou entrar em contato. Esse último método funciona nos dispositivos com Android 8.1 Oreo e Android 9.0 Pie.

 

 

No iOS

 

É um processo parecido.

No aplicativo Telefone, encontre o número que você quer bloquear a partir da lista de chamadas recebidas e/ou não atendidas. Clique no ícone de informação do contato e vá até a opção ‘Bloquear este contato’. Assim, cada chamada desse número vai direto para o voicemail, e nenhuma das partes serão notificadas sobre a ocorrência.

O envio de mensagens também é bloqueado, e o remetente dos contatos indesejados não receberá a notificação que o seu número está bloqueado no destino, tal e como acontece nos smartphones Android.

O método também funciona no Facetime, meio de comunicação exclusivo do iOS.