TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como bloquear a atualização do Windows 11 e permanecer no Windows 10 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como bloquear a atualização do Windows 11 e permanecer no Windows 10

Como bloquear a atualização do Windows 11 e permanecer no Windows 10

Compartilhe

O Windows 11 está disponível para qualquer usuário que possui um computador que atende com as configurações mínimas exigidas pela Microsoft para utilizar o novo sistema operacional. Mas isso não quer dizer que você é obrigado a atualizar o equipamento para a nova versão.

Se você tem um computador com Windows 10 e está feliz com ele, certamente vai querer manter essa versão funcionando bem por mais tempo. E quer também evitar a desagradável surpresa em ver o seu equipamento atualizando para o Windows 11 “do nada”.

Por isso, deixamos neste post pelo menos duas formas para evitar que o Windows 10 realize a atualização de forma automática para o Windows 11.

 

 

 

Através do Editor de Registro do Windows

  • Acesse o editor com o comando regedit, a partir do comando de execução (Windows + R) ou da pesquisa do Windows.
  • Navegue até o caminho HKEY_LOCAL_MACHINE / SOFTWARE / Policies / Microsoft / Windows / Windows Update.
  • Crie um novo valor DWORD de 32 bits chamado TargetReleaseVersion e atribua a ele o valor 1.
  • No mesmo caminho, crie um valor de string chamado TargetReleaseVersionInfo e no nome do valor coloque 21H1. Deve ficar como você vê na imagem abaixo.

  • Feche o editor, reinicie o computador e a partir daí qualquer atualização do Windows após aquela que você atribuiu no valor da cadeia será bloqueada.

A desvantagem desse método está no fato que, quando a atualização de outono do Windows 10 chegar, você precisa alterar o valor da string para 21h2. Por outro lado, é o método mais eficiente para manter o seu computador com o Windows 10, na versão que você preferir.

Não precisa ter medo do Registro do Windows, mas é aconselhável fazer uma cópia de segurança antes de realizar as modificações indicadas neste post.

 

 

 

Através das políticas de grupo

Um método que é perfeito para os administradores de TI, pois permite centralizar o gerenciamento e aplicação de configurações do sistema operacional, aplicativos e configurações do usuário. E, de quebra, pode bloquear a atualização para o Windows 11, desde que você use o Windows 10 Pro ou versões educacionais e empresariais do sistema operacional.

Faça o seguinte:

  • Acesse o editor com o comando gpedit.msc do comando run (Windows + R) ou da pesquisa do Windows.
  • Na Política do computador local, vá para o caminho Configuração do computador> Modelos administrativos> Componentes do Windows> Windows Update> Windows Update for Business.
  • Clique duas vezes em “Selecionar versão de atualização do recurso de destino”. Defina a configuração como habilitada e a versão como 21H1.
  • Aceite e aplique as alterações e, depois, reinicie o computador.

Da mesma forma que acontece com o registro do Windows, definir a Política de Grupo dos computadores com Windows 10 dessa forma vai evitar uma atualização acidental ou forçada para o Windows 11.

Neste primeiro momento, onde o Windows 11 ainda está apresentando alguns problemas que precisam ser resolvidos pela Microsoft e pelos parceiros da gigante de Redmond, o recomendado é esperar um pouco antes de realizar a atualização para a nova versão, se você puder.

Lembrando que o Windows 10 terá suporte técnico até 2025, e o Windows 21H2 vai receber algumas das melhorias visuais presentes no Windows 11.


Compartilhe