Algumas pessoas deixam o computador (seja ele um desktop ou um notebook) ligado o tempo todo, e muitos desse grupo precisam de um recurso para automatizar o desligamento do Windows 10. Já eu sou uma das pessoas que fazem parte do primeiro grupo: meu notebook entra em standby quando fecho a tampa dele depois do trabalho, mas jamais ele é desligado.
Por que? Porque eu quero que seja assim. Mas não recomendo que você faça o mesmo que eu.
Já outras pessoas deixam o computador desligado após o fim das atividades, algo que é considerado mais normal e saudável para a boa saúde do equipamento. Normalmente deixamos o PC realizando o download de algum arquivo ou o backup de dados, e no final do processo, o software responsável por essa tarefa acaba desligando o equipamento automaticamente.
Pois bem, saiba que é possível programar quando você quer desligar o Windows 10 automaticamente. E é isso o que vamos ensinar você a fazer neste post.
Nem é uma tarefa tão complexa para ser configurada
Muitos usuários menos experientes no mundo da tecnologia podem imaginar que essa funcionalidade é voltada para os usuários avançados, e que sua configuração é muito complexa para quem não tem muita familiaridade com os ajustes avançados do sistema. Mas não é nada disso.
Tudo o que você realmente precisa ter é atenção às instruções para realizar a programação que vai desligar o computador, além de ter a máxima certeza possível se realmente queremos que o equipamento desligue no horário indicado.
Também é importante deixar claro que o processo que você vai conhecer abaixo é totalmente reversível. Ou seja, você pode anular as programações feitas por você, se desejar que o seu computador nunca mais se desligue na hora programada ou após a execução de alguma tarefa ou aplicativo.
Como automatizar o desligamento do Windows 10
Para programar o processo de desligamento automático do Windows 10, siga os passos abaixo:
- Na barra de pesquisa do Windows 10, digite “Agendador de tarefas”.
- Uma vez lá dentro, do lado direito da tela, selecione “Criar tarefa básica”.
- Preencha a caixa de criação de comando e na parte Nome coloque Off. Depois, clique em em Avançar.
- Agora vem a parte mais importante. Você precisa indicar o gatilho do desligamento a partir da escolha da periodicidade com sua data e hora exatas e, depois, a ação.
- Em Ação, marque “Iniciar um programa”, e clique em Avançar.
- Agora, para o programa começar, é preciso adicioná-lo. Neste caso, temos que procurar aquele que vai provocar o desligamento.
- Ao clicar em “Navegar”, o explorador de arquivos se abre. Pesquise pelo arquivo “shutdown.exe”. Neste caso aparece com o .exe, mas pode acontecer que não apareça.
- Clique em Próximo para confirmar que esta é a ação que queremos executar quando chegar o horário programado.
- Verifique o tempo e a frequência da ação e, se você está satisfeito com as escolhas, clique em “Terminar”.
- O desligamento automático será executado quando chegar a hora indicada no período indicado.
Podemos usar o agendador de tarefas do Windows 10 para mais funções, mas sem dúvida, automatizar o desligamento é um dos mais comuns. É apenas um dos muitos truques que o Windows 10 possui e que poucos conhecem.