Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » Como ativar o recurso de bloqueio por digital do acesso ao WhatsApp Web

Como ativar o recurso de bloqueio por digital do acesso ao WhatsApp Web

Compartilhe

Até que demorou para esse recurso aparecer no WhatsApp.

Depois de anos convivendo com uma enorme brecha de segurança que permitia a qualquer pessoa espiar conversas de alguém através do WhatsApp Web, o Facebook finalmente decidiu tomar uma atitude para acabar com o problema de uma vez por todas.

A partir de agora, o WhatsApp Web só vai funcionar com a autenticação através da digital na instalação do WhatsApp pelo smartphone. Uma camada de segurança muito mais eficiente que o QR code utilizado até agora.

Vamos ver neste post o que vai mudar na prática, e como esse sistema funciona.

 

 

 

Agora, só você pode liberar o uso do WhatsApp Web

 

 

A mudança acontece no WhatsApp Web e no WhatsApp Desktop, e estará disponível para usuários do Android e iOS. Para os usuários que querem usar a plataforma de mensagens no computador desktop ou notebook, será obrigatório a identificação da digital ou do reconhecimento facial, sempre e quando o telefone contar com essas alternativas.

Isso vai evitar que outros usuários tenham acesso à sua conta do WhatsApp em outros dispositivos, atuando como um segundo passo de autenticação efetivo para acionamento da conta na segunda plataforma. Lembrando que o WhatsApp Web pode funcionar de forma remota, e não precisa ter o smartphone por perto para funcionar. Por isso, quem tinha acesso ao QR code ao menos uma vez podia ter acesso ao WhatsApp alheio de forma permanente.

 

 

Com o novo recurso do WhatsApp, fica (teoricamente) a certeza que só você pode acessar o WhatsApp Web. O WhatsApp afirma que não vai registrar os seus dados de desbloqueio pela digital ou reconhecimento facial. Também é importante lembrar que o novo recurso de identificação pela digital é opcional.

 

 

 

Outras medidas de segurança

 

O WhatsApp também passa a informar através de uma notificação se algum usuário iniciou sessão a partir do WhatsApp Web, além de exibir um histórico com as sessões iniciadas e a última vez que as mesmas foram acessadas.

O novo recurso de segurança pensado no uso do WhatsApp Web começa a chegar aos usuários a partir de hoje (28), em uma atualização do WhatsApp para smartphones que deve ser distribuída de forma gradativa.

Você pode verificar se tem alguma atualização disponível no seu smartphone e forçar esse update para ter o recurso. Se a sua instalação do WhatsApp estiver atualizada, o recurso estará disponível em Configurações > WhatsApp Web/Desktop. É possível que, pelo menos na primeira utilização, o aplicativo peça permissão para o uso da digital ou reconhecimento facial previamente cadastrados no smartphone.

 

 

 

Já estava na hora

 

 

Sendo bem sincero? Demorou para o Facebook fazer isso.

Essa brecha de segurança no WhatsApp Web era conhecida há muito tempo, e vários sites de tecnologia (incluindo o TargetHD.net) alertou sobre a possibilidade de outros usuários terem acesso às conversas alheias através de uma brecha que durou por tempo demais.

Veremos se a partir de agora esse problema é resolvido de uma vez por todas. Quem sabe é esse tipo de mudança que os usuários do WhatsApp esperam da plataforma para não procurar por outras alternativas para suas comunicações pessoais.

 

 

Via WhatsApp


Compartilhe