TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como ativar o novo menu de compartilhamento do Chrome | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como ativar o novo menu de compartilhamento do Chrome

Como ativar o novo menu de compartilhamento do Chrome

Compartilhe

O Google Chrome tem um novo menu de compartilhamento, que pode ser ativado pelos usuários de forma bem simples. O novo menu ainda vai estrear no navegador do Google, mas já é possível testá-lo inclusive para conferir se ele cai no seu gosto e se preparar para a mudança em definitivo.

Esta é uma das novidades do Chrome 94, e inclui essa e outras novidades, algumas delas que não devem agradar muito para aqueles usuários mais preocupados com a sua privacidade online. Agora, se você usa o Google Chrome nos últimos anos, está mais do que claro que você não se importa muito com a sua privacidade.

Mas isso é assunto para outro post.

Vamos então mostrar neste post como é possível ativar essa novidade oculta do Chrome.

 

 

 

Como ativar o novo menu de compartilhamento do Google Chrome

 

O recurso de compartilhamento de conteúdos do Chrome não chega a ser uma novidade para quem usa o navegador há muito tempo. Essa funcionalidade já está presente há muito tempo, mas só agora pode ser habilitado por todos os usuários, uma vez que deixou de ser um recurso restrito ao Chrome Canary.

Não há qualquer tipo de risco na ativação do novo menu de compartilhamento do Chrome em modo manual, e a funcionalidade só não está ativa por padrão no navegador porque o Google testa tudo no seu tempo, e sem se preocupar muito com a velocidade dos testes.

A vantagem em realizar a ativação do novo menu de compartilhamento do Chrome pelo método que vamos descrever mais adiante neste post é que você pode desativar o recurso a qualquer momento. Se você não gostar dos resultados apresentados, basta refazer os passos indicados no post e desfazer as alterações aplicadas.

O mais estranho desse novo menu de compartilhamento do Chrome é que ele não apresenta nenhuma opção adicional além daquelas já presentes no atual menu de compartilhamento. Ou seja, você pode copiar links, compartilhar o conteúdo para outros dispositivos, gerar um QR code daquela página, salvar as páginas, compartilhar o link nas redes sociais e outros.

O botão para esse menu está localizado à esquerda do botão para adicionar um link aos favoritos, dentro da barra de endereços do Chrome. Ele aparece em formato de um pequeno avião de papel (olá, Telegram).

Para ativar o novo menu de compartilhamento, faça o seguinte:

  1. Abra o Google Chrome em uma nova página em branco.
  2. Na barra de endereços, digite: chrome://flags/#sharing-hub-desktop-omnibox
  3. No item que vai aparecer, mude a chave de opção para enabled.
  4. Reinicie o navegador.

 

Quando o Chrome for executado novamente, o novo menu de compartilhamento estará ativo, no ícone que indicamos um pouco antes.

Em termos práticos, não dá para entender por que o Google ainda não adicionou este tipo de menu no Chrome em definitivo ou de forma nativa, de modo que o recurso está chegando tarde o suficiente para que usuários avançados procurem outras soluções para a mesma finalidade.

Por outro lado, o novo menu, do jeito que está, tem tudo para agradar a muita gente. Ao mesmo tempo, o coro de descontentes será igualmente grande. O tempo vai dizer se o recurso vai pegar ou não.

 


Compartilhe