TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como ativar o modo de ditado de tela no smartphone | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como ativar o modo de ditado de tela no smartphone

Como ativar o modo de ditado de tela no smartphone

Compartilhe

Acessibilidade é o que permite que uma tecnologia seja utilizada por qualquer pessoa, independente de sua condição física. É o que permite que a tecnologia seja algo democrático e justo para todos.

Muitos podem não pensar nessa ideia de acessibilidade como algo importante, já que não possui nenhum tipo de problema que impeça o uso da tecnologia que já existe de forma plena. Porém, para um outro grupo considerável de pessoas, essa mesma tecnologia pode não ser tão acessível assim.

Não podemos ser indiferentes para o diferente. A tecnologia precisa estar disponível para todos os usuários, e cada fabricante de produtos e serviços movem esforços para que o mesmo produto que você usa de forma plena seja acessível para quem possui algum tipo de limitação.

Por outro lado, a acessibilidade pode ajudar a qualquer tipo de usuário, e não apenas aqueles que estão limitados por algum motivo alheio à sua vontade. Você pode se valer dos seus benefícios para realizar tarefas quando você não pode interagir de forma direta com o produto.

E é sobre isso o que vamos falar nesse post.

 

 

 

Interagir com o smartphone quando não podemos tocá-lo

 

Nem sempre é possível segurar o smartphone com as mãos para ler uma mensagem ou acessar o conteúdo de um site. Por exemplo, quando você está cozinhando, a última coisa que você quer e sujar a tela do dispositivo com a gordura do alimento que você está preparando.

A opção nesse caso é fazer com que o dispositivo leia o que está disponível na tela em voz alta. Esse é um truque simples que pode ajudar a qualquer pessoa nessa situação onde tocar o dispositivo é algo considerado impossível.

 

 

 

No Android

 

1) Vá nos ajustes gerais do dispositivo, e entre na opção de Acessibilidade.
2) Aqui, selecione a opção para Enunciar Seleção, e ative o recurso.
3) Uma vez ativo, o smartphone pergunta se você quer conceder acesso ao controle completo do dispositivo. Você deve tocar em Permitir.
4) Ao ativar o recurso, vai aparecer um reprodutor de áudio adicional na parte inferior da tela do seu telefone, com as funções de reprodução mais básicas (velocidade da voz, pausar, iniciar a leitura da tela, etc).
5) Então, basta tocar no ícone de reprodução (►) para que o seu telefone comece a ler o que está na tela.

 

 

 

No iPhone

 

1) Vá nos ajustes gerais do dispositivo, e entre na opção de Acessibilidade.
2) Dentro desse item, busque a opção de conteúdo lido e ative a opção Ler a Tela.
3) Abaixo dessa opção, acesse o item de controle de leitura e ative a opção para exibir o controlador na tela.
4) Vai aparecer um ícone em forma de flecha na lateral esquerda da tela que, ao tocar nesse item, um reprodutor vai abrir.
5) Então, basta tocar no ícone de reprodução (►) para que o seu iPhone comece a ler o que está na tela.

 

 

 

Conclusão

 

É bem simples fazer com que o seu smartphone leia o conteúdo de sua tela. Basta gastar alguns minutos para realizar os ajustes pertinentes para que o recurso se torne algo ativo e efetivo. Vale a pena ter essas dicas em mente para melhorar ainda mais a experiência de uso com o smartphone.


Compartilhe