TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como ativar o menu secreto dos aplicativos instalados no seu smartphone (Android e iOS) | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como ativar o menu secreto dos aplicativos instalados no seu smartphone (Android e iOS)

Como ativar o menu secreto dos aplicativos instalados no seu smartphone (Android e iOS)

Compartilhe

O menu contextual dos ícones dos aplicativos é apenas um dos diversos recursos que os sistemas operacionais dos smartphones escondem dos seus usuários.

Quero dizer, esse recurso existe no Android e iOS a algum tempo, mas não é tão explorado como poderia ou deveria.

Na prática, ficou cada vez mais fácil encontrar esses menus contextuais nos principais sistemas operacionais móveis. Cabe a nós, produtores de conteúdo, apresentar essas alternativas para o grande grupo de usuários.

Neste post, vamos mostrar como que um simples gesto pode ampliar o leque de opções e usabilidade nos smartphones Android e iOS. Todos os ícones de aplicativos contam com atalhos diretos que agilizam várias funções sem precisar executar o app em questão.

 

 

 

Atalhos que agilizam a usabilidade

O Google adicionou os chamados Action Shortcuts no Android 7.1 Já a Apple fez o mesmo com o Quick Actions apenas no iOS 13, ou seja, muito tempo depois que o seu principal concorrente no mercado de telefonia móvel.

De qualquer forma, os recursos contam com funcionamento similar, executando as ações mais comuns dos aplicativos sem necessariamente abrir os programas ou procurar essas opções nos menus.

O funcionamento desses atalhos rápidos é basicamente o mesmo em praticamente qualquer aplicativo disponível no mercado. As similaridades ou diferenças nas opções disponíveis nesses menus ficam por conta da forma em como cada desenvolvedor vai abraçar ou oferecer tais soluções.

Tanto no Android como no iOS, a forma de execução desses atalhos rápidos é basicamente a mesma: manter o dedo pressionado por alguns segundos sobre o ícone do aplicativo, até que o menu contextual apareça.

Essa mecânica tem o mesmo efeito prático que clicar com o botão direito do mouse enquanto estamos usando o computador com Windows ou macOS.

Dito isso, o resumo da mecânica para a execução de menus contextuais nos aplicativos do Android e do iOS é a seguinte:

  • Escolha o aplicativo que você deseja interagir através do menu contextual.
  • Mantenha o seu dedo pressionado sobre esse ícone por alguns segundos.
  • No menu contextual que vai aparecer junto ao ícone previamente selecionado, escolha a ação que você deseja que o aplicativo execute.
  • Se você mantém o dedo pressionado sobre o ícone até que as ações apareçam na tela e decidir arrastar o dedo pela interface de usuário, o ícone selecionado vai se mover para o local do desktop que você deseja.

Lembrando que nem todos os aplicativos oferecem atalhos que podem ser considerados úteis para a maioria dos usuários. No iOS, é comum que os desenvolvedores acabem não incluindo essa opção.

Mesmo assim, vale a pena ser curioso e selecionar alguns apps para descobrir o que esse software esconde no seu respectivo menu de opções. Dependendo do atalho que ele vai apresentar, é possível economizar vários passos ou toques no processo de execução de alguma ação dentro de um aplicativo.

 

 

 

Alguns truques úteis para os atalhos diretos dos aplicativos

  • No Android, você pode fixar um atalho de aplicativo na área de trabalho. Mantenha pressionado o ícone até que o menu apareça e, em seguida, mantenha pressionado a ação desejada: você pode movê-lo para a tela inicial do seu celular.
  • No iOS, você deve parar de pressionar quando o menu aparecer. No caso de você manter o dedo na área de trabalho, ele começará a tremer para permitir que você o edite (ou remova aplicativos).

Compartilhe