TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como ativar o filtro de luz azul integrado ao Windows 10 para reduzir o cansaço visual | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como ativar o filtro de luz azul integrado ao Windows 10 para reduzir o cansaço visual

Como ativar o filtro de luz azul integrado ao Windows 10 para reduzir o cansaço visual

Compartilhe

O conceito de luz azul se tornou um problema em nossas vidas nos últimos anos. Estamos passando mais e mais tempo na frente das telas, e isso pode ser algo muito perigoso para a saúde de nossa visão. Por isso, precisamos tomar uma atitude para prevenir o pior.

Neste post, vamos revisar a explicação geral sobre a luz azul, como ela pode afetar a nossa saúde, e como é possível evitá-la com os recursos disponíveis no Windows 10.

A sua visão e a sua saúde diária vão agradecer as dicas que você vai encontrar neste post.

 

 

 

O que é a luz azul?

A luz azul é uma parte do espectro visível que é formado por outras luzes em pequenas partes ou porções. A luz é formada por várias tonalidades, com diferentes longitudes de ondas, onde a mais curta é a ultravioleta, e a mais longa é a infravermelha. E a luz azul está muito próxima do espectro da ultravioleta.

 

 

 

Quais são os problemas causados pela luz azul?

Apesar de não existirem evidências conclusivas sobre os prejuízos para a visão provocados pelos efeitos da luz azul, alguns especialistas acreditam que esses efeitos existem, danificando os nossos olhos de forma precoce.

A luz azul pode destruir lentamente a visão central, dificultando a leitura ou o foco do nosso olhar em zonas fixas. Esse problema normalmente aparece a partir dos 60 anos de idade, mas as novas gerações podem sofrer disso de forma precoce por causa dos efeitos da luz azul.

Além disso, a luz azul pode causar a fadiga e o estresse ocular, e passar mais de duas horas do dia diante de uma tela pode provocar esses problemas. E há quem diga que a pessoa também pode sofrer de redução de melatonina, que é o hormônio do sono. Dessa forma, perdemos horas de sono, uma vez que as telas fazem com que o nosso organismo interprete que ainda está de dia.

 

 

 

Evitando a luz azul com o filtro do Windows 10

O próprio Windows 11 conta com um recurso que pode mitigar os possíveis danos da luz azul em nossos olhos. Podemos ativar essa funcionalidade com ajustes simples nas configurações do sistema operacional:

  1. Vamos para a configuração do sistema operacional, pressionando a tecla Windows e clicando na roda dentada no canto inferior esquerdo.
  2. Em seguida, clicamos em Tela à esquerda da janela que acabou de sair.
  3. Em seguida, devemos clicar em Configurações de luz noturna em Cor.
  4. Nesse momento é quando devemos clicar em Ativar agora.
  5. Conforme movemos o botão deslizante, aumentaremos ou diminuiremos a quantidade de luz azul que o Windows 10 vai eliminar.
  6. Podemos fazer com que este sistema de proteção contra luz azul seja ativado sempre que quisermos clicando no botão Programar luz noturna.
  7. Podemos escolher a primeira opção padrão que diz Do anoitecer ao amanhecer (0: 00 = 0: 00)Ou seja, é o Windows que detecta os diferentes períodos do pôr-do-sol, mas para que esta função funcione, devemos ter o Local ativo.
  8. Se não estivermos convencidos, clicaremos em Definir horas, colocando a hora em que está ativado e a hora em que desativa este filtro.

Compartilhe