Como ativar as legendas instantâneas no Google Chrome

Compartilhe

O Chrome 89 chegou, e não é apenas mais uma atualização do navegador web do Google para correções de brechas de segurança e otimizações. Essa versão trouxe importantes novidades para os usuários que não foram ativadas como padrão.

Uma dessas novidades é a função de legendas instantâneas e em tempo real para áudios e vídeos de diferentes fontes. Esse recurso é muito bem vindo, tanto na questão de acessibilidade para pessoas com problemas de audição como para usuários que querem ver vídeos de fontes onde normalmente não oferecem o recurso de legendas de forma nativa.

O único problema desse novo recurso é que, pelo menos por enquanto, as legendas só estão disponíveis em inglês, e o texto gerado não pode ser copiado para outras plataformas.

De qualquer forma, pelo menos o recurso está aí, e quando ele estiver compatível para o português do Brasil, você já sabe como ativá-lo. Se é que o Google não vai fazer isso antes.

Neste post, vamos mostrar como você pode ativar as legendas automáticas no Google Chrome.

 

 

 

Como ativar as legendas instantâneas no Chrome

 

 

  1. Abra o Google Chrome.
  2. Vá em Configurações > Configurações Avançadas > Acessibilidade.
  3. Encontre o item de legendas instantâneas e clique no botão correspondente para a sua ativação.

 

Uma vez que você fizer isso, a funcionalidade de legendas automáticas ficará ativa no Google Chrome, funcionando com arquivos de voz e vídeo acessados pelo navegador web. No caso do áudio, o arquivo é salvo no computador, da mesma forma como é feito nos smartphones para o reconhecimento de voz offline.

Dessa forma, vai aparecer um quadro de legendas a cada vez que um áudio é reproduzido em uma janela ou aba do Chrome, mostrando a transcrição do seu conteúdo em texto.

Existem algumas opções que podem ser modificadas para uma exibição de legendas mais personalizadas. Você encontra essas customizações no item “Preferências de legendas”.

Para quem está usando o macOS, será encaminhando para as preferências do sistema operacional da Apple dedicado aos aspectos de legenda, dentro do item Acessibilidade.

 

 

 

As legendas de áudio e vídeo funcionam bem?

 

 

De um modo geral, o funcionamento do recurso de legendas no Google Chrome é bom. Ele permite controlar a reprodução dos textos e ativar e desativar o recurso sem ter que voltar para a tela de configurações do navegador web.

Por enquanto, o recurso só está disponível no Google Chrome. Nos demais navegadores que usam o motor Chromium (Edge, Brave, etc), não há recurso similar. Apenas quando o novo recurso chegar no mencionado motor é que os demais navegadores poderão contar com essa funcionalidade.

 

 

Via XDA


Compartilhe