Como ativar as legendas automáticas em qualquer smartphone Android

Compartilhe

Você é uma daquelas pessoas que não confia em 100% nas plataformas de streaming, ou não pode ficar consumindo banda de internet na hora de assistir filmes e séries em qualquer lugar, e ainda armazena os enormes arquivos de vídeo no seu smartphone. Eu respeito você, pois esta é uma nobre arte milenar que os usuários de tecnologia praticam desde 2006, pelo menos.

E se você não entendeu a ironia no parágrafo anterior, não posso fazer nada por sua existência.

De qualquer forma, um dos problemas na hora de reproduzir episódios de séries de TV ou filmes armazenados no smartphone é na utilização das legendas compatíveis com esses arquivos. Em um passado não muito distante, era comum procurar por softwares de terceiros compatíveis com o recurso.

Mas hoje, o Android pode realizar o trabalho pesado de forma nativa, facilitando a vida daqueles que querem assistir diálogos nessas produções sem depender do áudio do arquivo, ou para quem simplesmente quer ver esses conteúdos no seu idioma original.

Nesse post, vamos mostrar como você pode fazer isso no seu smartphone Android.

 

 

 

Como ativar as legendas dos vídeos no Android

 

Para tudo funcionar, basta ter pelo menos o Android 10 instalado no seu smartphone (o recurso não funciona tão bem quanto esperado em alguns modelos com o Android 11), independente da interface de usuário. É um dos poucos recursos que funciona inclusive em modelos que não contam com os serviços do Google.

 

1) Entre nos ajustes do seu smartphone.
2) Mesmo que tal função mude o seu termo em alguns modelos, procure pelo item de Acessibilidade.
3) Em Acessibilidade, localize a função de Legendas. Se ela não aparecer de cara, vá até a barra superior de busca nos Ajustes e digite o termo para cair automaticamente no recurso.
4) Dentro do item Legendas, há um botão para ativar a funcionalidade, mostrando assim uma visualização prévia da aparência do recurso na tela.
5) Selecione o idioma (deixe em pré-definido, já que o recurso de traduções ainda não está funcionando), e personalize as legendas ajustando o tamanho e o estilo da fonte.

 

Se você seguiu todos os passos até aqui e ainda não consegue ver as legendas, é sinal que o recurso não é compatível com o seu dispositivo no Android 10, e você não terá outra alternativa a não ser esperar pelo lançamento do Android 11 para que o mesmo seja funcional.

Modelos como Google Pixel e outros smartphones Android sem capas de personalização contam com um comando especial para ativar e desativar as legendas de forma mais rápida e cômoda: toque no botão de volume para cima e, depois, no botão de volume para baixo.

Você pode ver as legendas em aplicativos como YouTube e Google Fotos onde, de forma automática, o recurso vai habilitar as legendas integradas. O Google ainda precisa dar um pouco mais de valor para essa funcionalidade, e quem sabe nas próximas atualizações ela segue melhorando para uma implementação plena.

Por enquanto, é o que temos para hoje sobre o recurso de legendas no Android.

Obrigado pela atenção!


Compartilhe