Compartilhe

Quem espera sempre alcança. Ou é um usuário do Telegram. Tudo depende da perspectiva de cada um.

Os usuários do Telegram esperaram por muito tempo para receber o recurso de chamadas de vídeo no aplicativo. Na verdade, esperou a incredulidade de muita gente, que não migrou para ele depois de tantos problemas que o WhatsApp teve ao longo de anos. E esperou que praticamente todos os seus concorrentes implementassem esse recurso em suas respectivas plataformas.

Porém, o chamado “novo normal” exigiu do time de desenvolvimento do Telegram uma medida mais enfática nesse aspecto, pois uma das formas mais eficientes de segurar os usuários atuais e conquistar mais pessoas para a sua plataforma é, basicamente, entregar aquilo que o povo quer.

E os usuários do Telegram queriam (e muito) o recurso de chamadas de vídeo.

O Telegram decidiu atender os pedidos desse povo no seu aniversário de sete anos de atividades do aplicativo de mensagens. Quem sabe o sete seja o número de sorte para todo mundo. A melhor alternativa ao WhatsApp (lembrando que o Messenger também pertence ao Facebook, obviamente) já era bem completo em vários aspectos, mas as chamadas de vídeo estavam faltando.

Estavam faltando. Não faltam mais.

 

 

 

Como ter as chamadas de vídeo no Telegram

 

 

Antes que você, usuário do Telegram que esperou esse tempo todo pelas chamadas de vídeo, comece a se empolgar, um aviso: o recurso ainda está em fase alfa, ou seja, em fase muito preliminar de desenvolvimento ou implementação. Mas ao menos a funcionalidade está disponível para Android e iOS para todos os interessados em realizar conversas de vídeo pelo aplicativo.

Tudo o que você precisa fazer é atualizar o Telegram para a sua última versão, e pronto: as chamadas de vídeo está ativas. Porém, nesse primeiro momento, ele só está aceitando conversas um a um, ou seja, entre duas pessoas.

Com o crescimento dos aplicativos de chamadas de vídeo em 2020, o Telegram não podia mais ficar para trás. É importante lembrar que, apesar do funcionamento estável do recurso, ele ainda possui características muito limitadas.

Para iniciar uma chamada de vídeo no Telegram, basta acessar a página de perfil do contato com quem você quer ter essa chamada, e tocar sobre o ícone habilitado. O recurso aceita o modo picture by picture, ou seja, você pode seguir navegando por outras áreas do smartphone enquanto a conversa por vídeo continua.

 

 

As chamadas de vídeo no Telegram também estarão protegidas com codificação ponta a ponta, e isso fica comprovado através de quatro emojis que aparecem na tela. Com o passar do tempo, o recurso vai receber mais características e melhorias, incluindo as chamadas de vídeo em grupo, uma das principais características que os seus concorrentes já oferecem.

Demorou para o Telegram chegar a um nicho de mercado que cresceu de forma exponencial nos últimos meses. De qualquer forma, a chegada das chamadas em vídeo, mesmo que nesse momento no modo entre duas pessoas, é algo que os fiéis usuários desse aplicativo agradecem.

Porém, os desenvolvedores agora precisam trabalhar de forma intensa para recuperar o tempo perdido, reposicionando o Telegram entre os grandes no segmento de comunicação pelo smartphone. E as chamadas de vídeo certamente vão ajudar (e muito) nesse reposicionamento.

 

 

Via Telegram


Compartilhe