Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como ativar a porcentagem de bateria no iOS 16

Como ativar a porcentagem de bateria no iOS 16

Compartilhe

Saber qual é a real porcentagem de bateria restante no smartphone pode ser uma das grandes obsessões da maioria dos usuários. E para aqueles que são proprietários de um iPhone, os dois problemas (a autonomia de bateria e saber o quanto de energia resta no telefone da Apple) podem ser ainda mais crônicos.

A boa notícia é que o iOS 16 devolve um elemento de informação que muitos usuários desejaram por muito tempo: a porcentagem de bateria restante no iPhone, através da barra de status do sistema operacional.

Neste post, vamos mostrar como você pode ativar o recurso que mostra a porcentagem de bateria no iPhone, desde que o seu dispositivo esteja atualizado para o iOS 16.

Existem alguns métodos para habilitar de forma permanente a porcentagem de bateria no iPhone. Ou seja, a Apple continua a facilitar a vida do usuário, pois apresenta diferentes maneiras para entregar o mesmo resultado.

 

Inserindo um widget de bateria

O primeiro método consiste em inserir um widget de bateria no iOS, algo que a grande maioria dos usuários desse sistema operacional já sabe como fazer. Mas como estamos sempre lidando com mais e mais usuários que estão chegando ao iPhone agora, vale a pena revisar o processo.

Neste caso, basta ter um pouco de espaço livre na tela de início do iPhone e deixar o dedo pressionado sobre essa área. Ao abrir o modo de edição de tela, pressione no botão de “+” que vai aparecer na parte superior esquerda dessa tela.

Vai aparecer um buscador. Use ele para digitar o termo Bateria, e vão aparecer nos resultados os widgets correspondentes ao recurso. Escolha um dos widgets e pronto: ele será adicionado na tela inicial do iPhone, exibindo essa informação o tempo todo.

Em resumo, o passo a passo do procedimento fica desse jeito:

  1. Limpamos algum espaço na área de trabalho para hospedar um widget.
  2. Fazemos um toque longo no espaço para entrar no modo de edição da área de trabalho.
  3. Clique no botão + no canto superior esquerdo.
  4. Procuramos por ‘Bateria’
  5. Adicionamos o widget de bateria à área de trabalho do nosso iPhone.

Exibindo a porcentagem de bateria na barra de status

O segundo método mostra a porcentagem de autonomia de uso restante no iPhone dentro do ícone correspondente à bateria na barra de status, que é a minha forma preferida para verificar essa informação (já que dispensa o desbloqueio de tela para isso).

Neste caso, entre nos Ajustes do iPhone, e entre no item Bateria. Agora, marque a opção de Porcentagem de Bateria para que o ícone localizado na barra de status comece a exibir essa informação.

O passo a passo do procedimento fica assim:

  1. Abrimos as ‘Configurações’ do iPhone.
  2. Nós acessamos ‘Bateria’.
  3. Marcamos ‘Porcentagem da bateria’.

 

Um detalhe importante

Se o seu iPhone conta com Face ID, a Apple não permite a exibição da porcentagem de bateria com o ícone localizado na barra superior da interface. E não fazemos a menor ideia dos motivos que levam a dona do iOS em tomar essa decisão.

Sabe como é… “normas da Apple”. E não se fala mais sobre isso.

Neste caso, a solução passa por uma certa “gambiarra”: deslize o dedo de cima para baixo na tela do iPhone, a partir do canto superior direito para exibir a Central de Controle do iOS e, dessa forma, você poderá ver as informações detalhadas sobre a porcentagem restante de autonomia no dispositivo.

Não é o mundo perfeito, e está bem longe de ser a melhor forma para verificar o quanto de bateria resta no seu iPhone, mas é melhor do que nada.


Compartilhe