Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » Como ativar a opção para ler abas mais tarde no Chrome

Como ativar a opção para ler abas mais tarde no Chrome

Compartilhe

O Google Chrome não é o navegador web mais popular do mundo por acaso. Além de todas as estratégias estabelecidas pelo Google para construir a sua dominância dentro desse segmento, também é fato que o software não parou de evoluir, adicionando novidades de tempos em tempos.

Sem falar que o Google Chrome também recebe valiosas contribuições dos desenvolvedores de extensões, que complementam os recursos do navegador, além de expandir as possibilidades de uso. Essa versatilidade combinada resultou no nascimento do Chrome OS que, por sua vez, também está se tornando mais e mais completo (e, ao mesmo tempo, menos dependente da internet).

O Google continua trabalhando no desenvolvimento do Chrome, anunciando de tempos em tempos as suas novidades. E uma das boas notícias para os usuários deste navegador web é a possibilidade em poder testar esses novos recursos a qualquer momento, e sem a exigência em fazer parte de um programa beta fechado de testes.

 

 

 

Ative a flag para ler abas mais tarde

 

No final de julho, o Google revelou os planos para que o Chrome recebesse uma nova função que permitia ao usuário salvar abas para leitura em um momento posterior. Tal funcionalidade já está presente em outros navegadores, e é bem útil para os usuários que desejam manter tudo organizado e, ao mesmo tempo, não quer perder nenhum conteúdo.

A última versão do Chrome (86), que foi lançada no começo do mês de outubro de 2020, já inclui essa funcionalidade. Porém, o recurso está em um menu oculto, que precisa ser encontrado para ser ativado.

E esse post vai mostrar como você pode fazer isso.

O recurso Read Later lembra o nome original do Pocket (que foi alterado em 2012, por ser um termo genérico e também porque o serviço se tornou 100% gratuito). Para ativar este recurso, basta acessar o endereço abaixo (copie e cole na barra de endereços do Chrome:

 

chrome://flags/#read-later

 

Isso fará com que o menu Read Later seja revelado. Então, ative a flag correspondente: onde está indicado Default, clique e ative o termo Enabled.

 

 

Quando você ativa o recurso para ler as abas mais tarde, reinicie o Google Chrome para aplicar as alterações. Feito isso, quando clicamos no botão direito sobre uma aba aberta, vai aparecer uma opção para ler a aba mais tarde. E ao executar o recurso, a aba será automaticamente fechada.

Na parte superior direita também será ativado um item chamado Lista de Leitura, onde podemos encontrar todas as páginas que salvamos para ler mais tarde, como se fosse uma espécie de feed de leitura ou repositório de páginas para a leitura em outro momento onde você está mais tranquilo.

A lista de abas aparecem ordenadas por tempo de armazenamento (as abas mais novas aparecem primeiro), além de indicar em qual momento nós agregamos aquela aba. Também existe a possibilidade de marcar as abas como completadas (ou lidas) e apagar as abas que você não quer mais salvar.

No final das contas, é uma funcionalidade muito simples na sua ativação e funcionamento, e se encaixa nos anseios dos usuários que não querem utilizar serviços de terceiros para salvar tais páginas, ou não querem usar dezenas de abas abertas (algo que normalmente acontece no meu notebook).


Compartilhe