Como assinar um documento digital no iPhone | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como assinar um documento digital no iPhone

Como assinar um documento digital no iPhone

Compartilhe

Convenhamos: usar papel em pleno 2021 é retroceder.

Apesar das vozes contrárias, precisamos de alguma forma pelo menos tentar reduzir o desastre ambiental produzido pelas mãos humanas. E reduzir o uso do papel em nossas vidas é uma dessas formas.

Em um mundo onde tudo está digitalizado de alguma forma, emitir e assinar documentos em PDF não é apenas um bom uso da tecnologia, mas também uma consciência ecológica estabelecida como princípio de vida.

Muito bem, depois desse discurso panfletado sem muito sentido, vamos mostrar neste post como você pode assinar documentos em formato digital com a ajuda do seu iPhone, dispensando a impressão do mesmo.

 

 

 

Assinando documentos com a ajuda do Notas

A boa notícia aqui é que você não precisa instalar nenhum aplicativo para assinar documentos no iPhone. Tudo passa pelo aplicativo de Notas, que já faz parte do ecossistema de apps do iOS por ser nativo do sistema operacional.

É claro que você pode fazer isso através de um aplicativo dedicado e especializado na conversão dos traços na tela em assinatura digital. Porém, quanto menor for o número de aplicativos instalados para tarefas específicas melhor. Os riscos de problemas no futuro diminuem drasticamente.

Fato é que o aplicativo de Notas permite que você assine documentos em formato digital. Porém, antes disso, você precisa escanear o documento dentro do próprio aplicativo, utilizando a câmera do seu smartphone:

  • Abra o aplicativo Notas
  • Abra uma nota
  • Pressione o botão da câmera
  • Dê para digitalizar documentos
  • Outra opção é manter pressionado o ícone do aplicativo Notas e digitalizar

 

Uma vez que o documento a ser assinado está escaneado dentro do aplicativo de Notas, você precisa clicar no ícone de compartilhamento (localizado no canto superior direito da interface do aplicativo), e clique no botão de Marcação.

Feito isso, toque no ícone de “+” do lado direito para abrir os diferentes ícones que representam os pincéis. E, a partir de agora, você já pode assinar o documento que foi digitalizado.

Um dos benefícios do recurso de assinatura do documento através do Notas é que você pode salvar uma assinatura em formato digital e utilizar esse arquivo para assinar outros documentos no futuro através do mesmo método.

Além disso, você pode ajustar o tamanho dessa assinatura digital, adaptando a mesma a diferentes proporções de documento. Ou seja, com esse recurso, você pode assinar documentos que estão em diferentes tamanhos e formatos.

 

 

 

Isso é legal?

Para efeitos legais, quando assinamos um documento em formato digital, estamos assinando uma versão do original, e este é aceito para as suas finalidades originais.

Ou seja, a resposta é SIM. Um documento em formato digital com este tipo de assinatura tem validade legal.

Logo, use o recurso com moderação, e mantenha as suas assinaturas digitais a salvo com segurança.


Compartilhe