Se você tem uma conta Google, você tem acesso à nuvem, um conjunto de servidores que qualquer usuário da empresa pode acessar, normalmente como método de armazenamento.

Qualquer dispositivo com um e-mail da Google cadastrado pode ter acesso ao serviço, que ajuda estudantes, profissionais, empreendedores ou qualquer pessoa que precisa manter seus dados em um local de fácil acesso.

Os usuários do Gmail recebem 15 GB gratuitos de armazenamento no Google Drive. Se você é uma dessas pessoas que nem sabia que contavam com o benefício, vamos mostrar nesse post como melhor usar o recurso, além de alguns conselhos para manter esse espaço otimizado.

 

Como acessar o Google Drive?

 

 

Há várias opções.

No computador, basta acessar esse link. Inicie a sessão com sua credencial e pronto.

No smartphone Android, há um app dedicado ao Google Drive. Vincule a sua conta do Gmail ao dispositivo, abra o aplicativo, e pronto: acesso liberado.

E-mails recebidos no Gmail são armazenados no Google Drive. As fotos do seu smartphone também, desde que o recurso de envio via Google Fotos também esteja habilitado.

Se você precisar de mais do que 15 GB para armazenar o seu conteúdo, você conta com algumas opções de assinatura mensal para expandir o espaço disponível.

 

 

Mantenha o armazenamento par ao que você mais precisa

 

 

Evite que o seu Google Drive fique cheio de coisas inúteis. Lembre-se que apps como Google Fotos, WhatsApp e outros também podem usar o armazenamento do Drive com mensagens, fotos vídeos e documentos.

Negue permissões de aplicativos que não precisam dessa cópia de segurança. E, se você ainda quiser eliminar alguns itens que foram para o backup do Drive, acesse esse link para essa tarefa.

Lembre-se que o Drive ajuda a recuperar dados em caso de emergência ou perdas.

Também vale a pena eliminar documentos inúteis e garantir que as caixas de entrada do Gmail estejam limpas e organizadas. Isso é necessário quando a sua caixa de entrada chega a três dígitos de e-mails não lidos.

Anúncios, promoções e notificações de redes sociais podem se acumular, e desperdiçam muito espaço no Drive.

 

 

Otimize os seus aplicativos e o seu armazenamento

Verifique quais são os aplicativos do seu smartphone que usam o Google Drive, e remova aqueles cujo armazenamento na nuvem não é algo tão essencial.

Vale lembrar que serviços como Dropbox e Sync são ótimas opções. Se você não confia na Google, escolha o que mais te agrada e otimize o seu trabalho.