Como apagar os dados do seu disco rígido e manter o Windows 10 intacto

Compartilhe

Todo mundo que vai vender um computador tem como primeira ação formatar o equipamento e reinstalar o Windows, apagando todos os dados e deixando o disco rígido como novo. porém, o Windows 10 possui uma solução bem mais simples e eficiente, facilitando todo o processo para a maioria dos usuários.

Uma coisa é recuperar o Windows 10 para o seu estado original, sem precisar formatar o equipamento e conservando todos os nossos dados. O que temos nesse post é quase o mesmo processo, com a diferença que agora queremos eliminar nossos dados do disco, todas as configurações pessoais e deixando uma instalação do sistema operacional como novo, de forma rápida e simples.

 

 

 

Como restabelecer um PC com Windows 10

 

  1. Abra as configurações do Windows 10 (tecla do Windows + I).
  2. Selecione Atualização e segurança.
  3. Clique em Recuperação.
  4. Selecione Começar na opção “Reiniciar este PC”.
  5. Clique em Remover tudo para remover arquivos pessoais, aplicativos e configurações.

 

Por fim, selecione como você quer reinstalar o Windows: ou a partir de uma instalação utilizando a nuvem da Microsoft (uma opção recém adicionada, que permite uma instalação OTA e dispensando a necessidade de download prévio do instalador) ou a partir do próprio dispositivo (ideal para quem não tem acesso a internet nesse momento, ou conta com uma conexão de dados mais limitada).

A instalação via internet é especialmente recomendada não apenas por causa da eficiência, mas também para os usuários que estão com algum tipo de problema com o Windows 10 neste momento ou se o Windows Update resultou em problemas. Neste caso, o sistema vai reinstalar a versão mais atualizada do sistema operacional.

Um aviso vai explicar tudo o que o processo de reinstalação do Windows 10 vai fazer: remover os arquivos pessoais e as contas do usuário, apagar todos os programas, eliminar mudanças nas configurações, realizar o download do instalador (caso você esteja utilizando o recurso de recuperação do sistema operacional na nuvem) e realizar a reinstalação de forma efetiva.

Quando você clicar no comando que vai realizar o processo de recuperação do Windows 10, o seu computador vai reiniciar, e todos os dados armazenados no disco rígido serão perdidos. Por isso, certifique-se que você fez o backup de tudo o que você não quer perder.

O processo pode demorar mais ou menos tempo. Tudo depende da velocidade de conexão à internet e do poderio do seu hardware.

 

Imagem do topo do post: WallpaperHub


Compartilhe