O Google Gemini mantém um registro das conversas, permitindo que os usuários revisitem interações anteriores a qualquer momento. Esse histórico é acessível tanto na versão web quanto no aplicativo móvel.
Pelos mais diversos motivos (e cada um tem o seu), você pode querer eliminar o histórico de pesquisas no Google Gemini. Seja para reforçar a sua privacidade, seja para melhorar a qualidade das respostas, o procedimento é útil para diferentes frentes.
Neste artigo, mostramos como você pode consultar e remover o histórico do Google Gemini de forma simples e descomplicada.
Acessando o histórico do Google Gemini
Na versão web, o histórico pode ser encontrado na coluna esquerda da tela de interface do Google Gemini. Já no aplicativo móvel, um ícone de “sandwich” (menu) abre a seção de bate-papo, onde as últimas interações são exibidas.
A seção “Atividade” permite que os usuários vejam todas as interações com o Gemini em uma única tela. É possível acessar essa área através do link específico: myactivity.google.com/product/gemini.
Excluindo o histórico do Google Gemini
Para excluir uma conversa específica dentro do Google Gemini, os usuários podem usar o botão de opções ao lado de cada bate-papo na seção “Recentes”.
Cada interação possui um botão de opções, onde é possível renomear, corrigir ou excluir uma conversa específica diretamente nessa área.
Já para excluir múltiplas conversas, é necessário acessar a seção “Atividade” e selecionar opções como “Excluir última hora”, “Último dia” ou um período personalizado.
Também é possível apagar todo o histórico de interações de uma só vez, mas essa é uma decisão mais radical. Logo, use com sabedoria.
Proteja a sua privacidade
O Google recomenda que os usuários evitem compartilhar informações pessoais nas conversas, uma vez que algumas interações podem ser revisadas por colaboradores humanos e armazenadas por até três anos.
Tente não enviar números de documentos pessoais como RG e CPF, e NUNCA COMPARTILHE SEUS DADOS DE CARTÃO DE CRÉDITO com o Google Gemini.
Não só porque esses dados podem ser vistos por revisores humanos (tal e como o Google deixa muito claro que pode acontecer), mas também porque tudo o que você NÃO QUER é que uma Inteligência Artificial use seu número de cartão de crédito como elemento de treinamento e execução de comandos para outros usuários.
Os usuários têm a opção de desativar o salvamento automático das atividades ou configurar períodos específicos para a exclusão automática dos dados.
Isso ajuda a reforçar a sua privacidade dentro do Gemini, ao mesmo tempo que permite que você utilize a plataforma sem maiores riscos.
Os usuários com contas escolares ou de trabalho no Google podem não ter a opção de excluir suas atividades no Gemini, limitando seu controle sobre o histórico.
Neste caso, para aqueles que estão mais preocupados com tudo o que compartilhou com o Gemini, terá que pedir para o administrador da rede colaborativa para que os dados sejam apagados da conta de forma individual.
Se é que isso será possível, dependendo da configuração de conta estabelecida pela escola ou escritório.