Compartilhe

Quem tem WhatsApp com certeza tem muitas fotos vídeos, áudios e GIFs armazenados no smartphone. E uma hora o seu espaço de armazenamento pode acabar. Por isso, vamos ensinar nesse post em como você pode eliminar tais arquivos para liberar espaço.

Mas antes, vamos ensinar também como você pode fazer uma cópia de segurança automática de suas fotos e vídeos, para você não perder nada.

 

 

 

Primeiro, a cópia de segurança no Google Fotos

 

O iOS conta com o iCloud para backup do WhatsApp, mas a melhor forma (e de graça) para fazer isso é com o Google fotos, que faz uma cópia de segurança automática dos conteúdos multimídia do aplicativo de mensagens.

No Google Fotos para Android, você precisa se certificar que a pasta do WhatsApp está incluída na sincronização automática. No iOS, não há um gerenciamento específico, e as fotos sobem automaticamente para o álbum principal.

Para isso, abra o Google Fotos, clique no menu com três linhas na barra de busca, e selecione o item “pastas do dispositivo”. Aqui, procure pelas pastas WhatsApp Images, WhatsApp Video e WhatsApp Animated GIFs. Nesse ponto, certifique-se que a cópia está sendo realizada corretamente.

No caso do iOS, como as fotos são salvas de forma automática, vamos bloquear que as fotos do WhatsApp sejam enviados para a galeria do iPhone, com os passos a seguir:

 

1) Abra o WhatsApp
2) Vá em Configuração > Chats
3) Clique no botão Salvar em Fotos

 

Pronto. Ao fazer isso, as fotos do WhatsApp não serão salvas na galeria do iOS, mas sim na galeria do Google Fotos (e seguem ocupando espaço local até que você apague as imagens).

 

 

 

Apagando as fotos, vídeos e GIFs do WhatsApp

 

MÉTODO #1

 

A primeira forma de fazer isso é usando a galeria do dispositivo. Usando o Google Fotos ou a galeria do sistema, basta ir nas pastas WhatsApp Images, WhatsApp Video e WhatsApp Animated GIFs e apagar tudo o que tem nelas. No caso do iOS, se você fez o passo anterior (que evita o envio das fotos do WhatsApp sejam salvos na galeria), o processo é o mesmo.

Uma vez localizadas as fotos, apaguem as mesmas das pastas. Certifique-se que as imagens não foram para nenhum tipo de lixeira, pois vários apps tem essa função para uma eventual recuperação de foto ou vídeo que apagamos sem querer.

 

 

 

MÉTODO #2

 

Outra solução é apagar o conteúdo a partir do próprio WhatsApp. Tanto no iOS como no Android, você abre o aplicativo de mensagens, vá em Ajustes e em Dados e Armazenamento. Lá, você pode ver o item Uso do Armazenamento.

Aqui vai abrir uma lista com suas conversas na ordem daquelas que ocupam mais espaço para as que ocupam menos espaço. Ao clicar nos chats, vemos o quanto cada uma delas ocupa com conteúdos multimídia.

Basta esvaziar o conteúdo da conversa, e pronto: uma vez feito isso, todos esses arquivos foram eliminados do WhatsApp. Quando o espaço de armazenamento voltar a se esgotar aos poucos, basta repetir o processo.

 

 

 

Evitar que os arquivos sejam descarregados automaticamente

 

Além de controlar o espaço que cada conversa está ocupando, existe uma forma para controlar os arquivos que são salvos de forma automática no seu smartphone. Vá em Dados e Armazenamento (a regra vale para iOS e Android), e procure o item Download Automático. Aqui, configure se o download é via WiFi ou em rede de dados.

Para ter o controle máximo do armazenamento, basta configurar para o WhatsApp não fazer o download de forma alguma todos os arquivos recebidos, mas só aqueles que você deseja.


Compartilhe