Os celulares Xiaomi oferecem duas formas principais de navegação: botões na tela e gestos. Você (obviamente) pode escolher o método de interação que parecer o mais interessante, ou aquele que melhor se adapta às suas necessidades.
Os botões são elementos familiares e fáceis de usar, e muitos já estão mais do que acostumados a tocar nos símbolos para interagir com a interface HyperOS dos telefones da Xiaomi, Redmi e POCO.
Por outro lado, os gestos podem oferecer uma experiência mais fluida e intuitiva, aumentando a sensação de praticidade com o dispositivo.
Neste artigo, explicamos como alternar entre os dois métodos e personalizar sua experiência de uso com o telefone de uma das marcas mais populares do mercado.
Por que você precisa aprender isso?
Porque é sempre muito importante melhorar a nossa relação de uso com o smartphone, adaptando o software ao nosso comportamento e perfil de uso.
Além disso, a alternância entre gestos e botões pode ser feita a qualquer momento, permitindo que você faça esse ajuste sem prejuízo de tempo com a reinicialização do telefone, algo comum para ajustes mais avançados.
E mesmo que você não encontre logo de cara as opções de menu mencionadas no tutorial passo a passo, basta pesquisar por “gestos” ou “botões” na tela de configurações do seu smartphone.
Em versões mais antigas do sistema operacional, as opções de personalização entre botões e gestos podem estar localizadas em “Configurações adicionais”.
Alternando entre gestos e botões
Mudar de botões para gestos (ou vice-versa) é um processo simples e rápido para a grande maioria dos usuários. Não requer conhecimentos aprofundados sobre a interface de uso dos telefones da Xiaomi.
Siga estes passos:
- Acesse as configurações do seu celular.
- Toque em “Tela inicial”.
- Selecione “Sistema”.
- Toque em “Gestos na tela” ou “Botões”, dependendo da sua preferência.
Ao escolher “Gestos na tela”, você terá a opção de aprender a utilizá-los através de demonstrações interativas.
Caso opte por “Botões”, poderá personalizar as funções de cada um, atribuindo ações como captura de tela, acionar a lanterna, fechar aplicativos, entre outros.
Personalizando os botões e dominando os gestos
A tela de configurações dos botões permite que você personalize cada um deles, atribuindo funções específicas. Explore as opções disponíveis e escolha as ações que melhor se adequam ao seu uso diário.
Em princípio, a navegação por gestos pode parecer estranha, mas com a prática, você perceberá como ela agiliza a interação com o celular.
Os gestos permitem realizar ações como ir para a tela inicial, acessar aplicativos recentes, voltar, ativar funções específicas e alternar entre aplicativos.
Tudo nessa vida passa por uma curva de aprendizado ou período de adaptação. O meu conselho antes de encerrar o artigo é: respeite esse tempo.
Tente aproveitar o tempo que puder para aprender a usar esses novos recursos, e não se atropele tentando compreender o novo formato de interação rapidamente.
Se você tem uma maior dificuldade natural em aprender gestos ou configurar botões na interface, tenha paciência, pois a tendência é que você aprenda a utilizar o seu telefone de uma forma um pouco diferente em um curto espaço de tempo.