Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como agir quando os ciclos de bateria do celular se esgotam

Como agir quando os ciclos de bateria do celular se esgotam

Compartilhe

Nos últimos anos, a saúde da bateria recebeu protagonismo por parte dos usuários e produtores de conteúdo. E o motivo é bem simples: depois que a Apple foi pega reduzindo o desempenho do iPhone em função dos ciclos de recarga, todos começaram a dar mais atenção para este aspecto do telefone.

Vários veículos de tecnologia (incluindo nós, do TargetHD.net) falamos sobre os ciclos de recarga de bateria, e como eles são importantes para manter a saúde do dispositivo em dia. Mas poucas vezes falamos sobre o que realmente acontece quando esgotamos a vida útil desse item no smartphone.

Bom… vamos conversar um pouco sobre isso.

 

O que acontece após o fim dos ciclos

A vida útil de uma bateria em um telefone é determinada pelo número de ciclos de carga completos que esse módulo recebe.

Dependendo do modelo de smartphone que você possui, a bateria pode durar entre 500 a 800 ciclos. Porém, esses não são ciclos exatos, já que geralmente as cargas não são completas.

Dessa forma, o número de ciclos sempre vai variar, e dependendo do tipo de uso que você dá para o dispositivo, a bateria pode levar mais ou menos tempo para se desgastar.

Quando os ciclos de bateria se encerram, ela não para de funcionar do nada. Ela vai perdendo sua capacidade aos poucos, com o telefone funcionando por menos tempo longe da tomada e demorando mais para carregar.

A performance geral do smartphone pode ser prejudicada, com a necessidade de carregamentos mais frequentes.

Com o passar do tempo, você vai perceber eventuais falhas de energia no dispositivo, especialmente quando a bateria está perto do esgotamento.

Na prática, o telefone pode desligar mais cedo do que o esperado, ou até mesmo parar de funcionar de forma repentina, mesmo com uma boa porcentagem de bateria.

É importante reforçar que o número de ciclos de uma bateria é uma estimativa, e não uma conta exata. Logo, há casos em que ela pode durar mais que o esperado, mesmo com a saúde do componente comprometida.

Entretanto, com o passar do tempo, é normal observar uma queda de eficiência, indicando que chegou a hora de trocar a bateria ou até mesmo de smartphone.

 

Quando trocar a bateria de um smartphone?

Os primeiros sinais de que é hora de trocar a bateria são a redução drástica da autonomia e o aumento do tempo de recarga.

É sempre recomendado que você envie o seu smartphone para uma assistência técnica especializada para realizar a troca de bateria.

Porém, nada impede que você tente realizar a manutenção por conta própria, desde que você conte com o conhecimento e as ferramentas certas para o procedimento.

A boa notícia para os mais leigos na manutenção é que esse tipo de reparo não é caro, e pode valer a pena se o smartphone estiver em boas condições gerais.

Sem falar que é muito menos custoso que investir na compra de um telefone novo, algo que pode ser evitado se suas condições financeiras não forem das mais favoráveis.

Por fim, é importante deixar claro que uma bateria desgastada ainda é uma bateria segura.

Mesmo quando a bateria estiver no fim da vida útil, ela não vai explodir ou causar danos mais sérios ao smartphone ou ao usuário.

Porém, é prudente considerar a troca antes que ela falhe por completo, resultando na inutilidade do telefone ou até mesmo a perda de dados armazenados em casos mais sérios.


Compartilhe