O Kindle da Amazon segue como referência para quem gosta de leitura. Seu catálogo é enorme, e ainda conta com uma série de ferramentas para os leitores desfrutarem dos livros com toda a comodidade.

O Kindle oferece uma boa experiência de uso, sem causar fadiga visual através de sua tecnologia de tela de tinta eletrônica. Porém (e sempre tem um porém), o dispositivo está condenado ao uso do formato de ebooks.

A Amazon tira proveito dos seus serviços, e não do hardware que vende. E isso funciona bem. Mas um dos principais complicadores do uso do Kindle é o uso do formato .MOBI, deixando de lado o .EPUB. Para ler um livro com esse segundo formato no Kindle, é preciso convertê-lo. E há uma forma bem simples de fazer isso, se você utilizar um bot do Telegram para a tarefa.

 

 

Além de ser um serviço de mensagens instantâneas, o Telegram conta com canais temáticos e recurso para envios de material com direitos autorais. E o To Kindle Bot é a ferramenta que vamos utilizar para a tal conversão.

Os bots são apps de terceiros que funcionam dentro do ecossistema do Telegram. Nesse caso em particular, ele vai funcionar com a sua conta Kindle. Faça o download do Telegram (que também pode ser utilizado no seu computador ou via navegador web) e adicione o To Kindle Bot na sua conta para começar a usar o recurso.

O bot vai te pedir duas coisas. Uma vez que você adicionar a sua conta Amazon, vai aparecer as instruções em inglês, pedindo o envio de sua conta personalizada Kindle, composta por nomedeusuario@kindle.com. Para encontrar esse endereço, vá até a sua conta Amazon e procure no menu de opções o item de gerenciamento de conteúdo e dispositivos.

Diferentes abas vão aparecer. Vá em Ajustes e depois em Configuração de documentos pessoais. Ali, você verá as informações sobre sua conta @kindle.com. Envie essa conta ao To Kindle Bot, e adicione uma conta de e-mail que esse serviço oferece.

Esta conta deve ser adicionada na seção Lista de endereços de e-mails autorizadas para envio de documentos pessoais. Você vai ver que ali também está a sua conta de e-mail pessoal. Introduza essa conta de e-mail que indica o To Kindle Bot e pronto.

 

 

Agora, é o momento de usar o bot. Compile os livros em .EPUB que você quer converter, e envie os arquivos ao bot. A conversão não leva mais que dois minutos. Uma vez convertidos, os livros, já em formato .MOBI são enviados automaticamente para a sua conta Kindle.

O livro vai aparecer no dispositivo em alguns minutos, no mesmo local onde você envia todos os tipos de arquivos (habitualmente em formato PDF9. Por fim, vale lembrar que o Kindle pode ser utilizado como leitor de livros, em um tablet através dos apps oficiais, em um smartphone ou a partir do computador.

NOTA: não nos responsabilizamos sobre o uso que você dá para esse bot. Todo o material que você vai converter deve ser adquirido de forma legal.