Maio chegou e, com esse mês, chegou também a atualização de primavera Windows 10 May 2019 Update. E nem todo mundo quer contar com esse software em seu computador desde o primeiro dia.

Se você prefere adiar a instalação da nova versão do Windows 10 no seu equipamento, há vários métodos disponíveis. Apesar dos usuários do Windows 10 Pro contarem com mais opções nesse sentido, a Microsoft liberou para todo mundo uma forma para escolher quais atualizações instalar, pelo menos de forma temporária.

 

 

O Windows 10 agora é mais respeitoso

 

A versão 1903 do Windows 10 não vai fazer o download ou instalar de forma automática as atualizações no seu equipamento. Agora, o usuário vai receber uma notificação primeiro, e a instalação não acontece até que o usuário decida manualmente instalar a nova versão a partir do Windows Update.

Além disso, você pode instalar as atualizações de segurança em separado, sem precisar instalar a atualização de características que podem causar problemas em alguns equipamentos. Agora, quando o Windows 10 determinar que a sua versão atual é muito velha e se aproxima do fim do suporte, a atualização será obrigatória.

O novo comportamento do Windows Update estará disponível não apenas na versão 1903, mas também nas demais versões do Windows 10 com suporte ativo nesse momento, para que esse maior controle esteja ao alcance de todos. De qualquer forma, dependendo do cenário, vamos explicar nesse post como adiar atualização pelo maior tempo possível.

 

 

Fiz o download da atualização do Windows 10, mas não quero instalar agora

 

Isso aconteceu porque as suas configurações estão ajustadas para realizar o download automático das atualizações. Para evitar que o Windows 10 reinicie e instale sozinho o novo software (e sem o seu consentimento), você precisa fazer o seguinte:

1. Pressione as teclas Windows + I para abrir as configurações do Windows 10.
2. Selecione o item de atualização e segurança.
3. Escolha uma data e hora para a atualização acontecer.

Nessa opção, o Windows 10 oferece a possibilidade de programar a reinicialização, inclusive para até uma semana. Você pode escolher a data e hora que quiser para os próximos sete dias, mas depois disso o update acontece. Nem um segundo a mais.

 

 

Quero pausar as atualizações do Windows 10

 

Basta repetir os mesmos passos mencionados no item anterior, mas no lugar de clicar no item que programa a reinicialização, é preciso ir nas opções avançadas:

Navegue na página que aparece até encontrar o item para pausar as atualizações. Isso permite que você adie temporariamente as atualizações do seu dispositivo por até 35 dias. Quando você marca esse item, vai ver a data exata abaixo do dia em que as atualizações serão retomadas em seu computador.

 

 

Quero esperar até o último dia possível para atualizar

 

É uma ótima opção para quem só quer receber as novidades do Windows 10 quando elas forem as mais estáveis possíveis.

Vá em opções avançadas de atualização e segurança, e procure o item que permite ao usuário escolher quando as atualizações serão instaladas. No primeiro menu deslizável é possível escolher entre canal semianual (dirigido) ou canal semianual. Escolha a segunda opção, pois é nela que podemos adiar as atualizações de características por até 365 dias.

Também é possível atrasar as atualizações de segurança por até 30 dias, mas essas não recomendamos o adiamento, ou pelo menos não por tanto tempo.